RACISMO

VÍDEOS: Torcedores do Boca imitam macaco e Corinthians vai à Conmebol por atos racistas

Em nota, Corinthians diz que pedirá "apuração de responsabilidades e punições, além de requerer ações preventivas nos próximos jogos".

Torcedores do Boca imitam macaco em direção à torcida do Corinthians.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en ESPORTE el

Assim como aconteceu na partida em São Paulo, quando um argentino foi preso por injúria racial, torcedores do Boca Juniors voltaram a fazer gestos racistas imitando macacos em direção à torcida do Corinthians no empate por 1 a 1 no jogo realizado no estádio La Bombonera na noite desta terça-feira (17) pela Libertadores da América.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram os argentinos repetindo os gestos racistas em direção à torcida do Corinthians - veja imagens ao final da reportagem.

Em nota, o Corinthians afirmou que vai acionar a Conmebol, organizadora da Libertadores, pelos casos recorrentes de racismo.

"O clube vai protocolar reclamação formal à CONMEBOL para apuração de responsabilidades e punições, além de requerer ações preventivas nos próximos jogos", diz a nota divulgada após a partida.

O Código Disciplinar da Conmebol, agora, prevê multa mínima de US$ 100 mil (cerca de R$ 500 mil) para delitos de racismo e pode obrigar o clube a jogar de portões fechados, sem a presença da torcida. 

Qualquer jogador ou dirigente que "insulte ou atente contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor de pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será suspenso por um mínimo de cinco jogos ou por um período de tempo mínimo de dois meses".

Veja a íntegra da nota do Corinthians e os vídeos logo abaixo

"O Sport Club Corinthians Paulista considera inaceitáveis as manifestações de racismo da torcida do Boca Juniors, bem como o tratamento dado à sua torcida na chegada do estádio La Bombonera, o que retardou a ocupação dos lugares reservados a ela ao longo de toda a primeira etapa.

Muitos corinthianos, com ingresso, só conseguiram acompanhar a partida de dentro do estádio no segundo tempo por atraso na escolta ou revista nos portões.

O clube vai protocolar reclamação formal à CONMEBOL para apuração de responsabilidades e punições, além de requerer ações preventivas nos próximos jogos.

Atenciosamente,

Sport Club Corinthians Paulista"