HOMOFOBIA NO FUTEBOL

Richarlyson, ex-jogador de futebol, assume bissexualidade: "Já me relacionei com homens e mulheres"

O ex-volante declarou em entrevista ao podcast “Nos Armários dos Vestiários” que o Brasil não está pronto para discutir a questão das sexualidades no esporte

Richarlyson, ex-jogador de futebol, assume bissexualidade: "Já me relacionei com homens e mulheres".Créditos: Reprodução/ TV Globo
Escrito en ESPORTE el

O ex-jogador de futebol e hoje comentarista, Richarlyson, deu uma longa entrevista ao podcast "Nos Armários dos Vestiários". Durante a conversa, Richarlyson revela, pela primeira vez, a sua bissexualidade. "A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco está estampada a notícia: 'Richarlyson é bissexual'. E o meme já vem pronto. Dirão: 'Nossa, mas jura? Eu nem imaginava'", critica o ex-jogador. 

“Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? [...] e aí vai chover de reportagens, e o mais importante, que é a pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso", diz Richarlyson. 

Segundo relato dos apresentadores Joanna de Assis e William de Luca, Richarlyson não foi questionado diretamente sobre a sua sexualidade, a declaração surgiu durante a conversa. "Pelo tanto de pessoas que falam que é importante meu posicionamento, hoje eu resolvi falar: sou bissexual. Se era isso que faltava, ok. Pronto. Agora eu quero ver ser realmente vai melhorar, porque esse é o meu questionamento", afirma o comentarista. 

"Você me entende por que eu acho que é desnecessário às vezes você se rotular? Tem uma questão mais importante, tem gente morrendo, o Brasil é o país que mais mata homossexuais. E a gente está aqui falando de futebol, ok, mas o futebol é um negocinho pequeno. Ah, mas sua fala pode ajudar. Não, não vai ajudar. Quem é Richarlyson, pelo amor de Deus?! Sou um mero cidadão comum, que teve uma história bacana no futebol, mas eu não mover montanhas para que acabem esses crimes, para que acabe a homofobia no futebol", declarou Richarlyson. 

Apesar de uma carreira de sucesso no futebol - uma Copa São Paulo, três estaduais, três Brasileiros consecutivos, duas Libertadores e um mundial - a homofobia profundamente arraigada no mundo do futebol foi implacável com ele e a torcida jamais o abraçou como ídolo. 

A orientação sexual de Richarlyson se tornou debate público quando, em junho de 2007, o então dirigente do Palmeiras José Cyrillo Júnior insinuou em rede nacional que o jogador era gay. À época, o ex-jogador registrou uma queixa crime e o cartola se desculpou publicamente. 

O podcast "Nos Armários dos Vestiários" consiste em uma série de 10 episódios que vai discutir a homofobia no futebol. 

Confira a íntegra do programa abaixo: