RACISMO NO ESPORTE

Glenda Kozlowski relativiza declarações racistas de Nelson Piquet: “fora de contexto”

Após a repercussão negativa de sua fala, a jornalista utilizou as redes sociais para se desculpar

Glenda Kozlowski relativiza declarações racistas de Nelson Piquet: “fora de contexto”.Créditos: Reprodução
Escrito en ESPORTE el

A jornalista e apresentadora do Show do Esporte (Band) Glenda Kozlowski relativizou as declarações racistas de Nelson Piquet durante a edição deste domingo (03) do programa que apresenta. 

Glenda sugeriu que as declarações racistas de Nelson Piquet contra Lewis Hamilton, heptacampeão da Fórmula 1, foram tiradas de contexto. 

"Ficar olhando coisas de um ano atrás também, trazendo à tona agora, pode mudar às vezes o contexto das coisas, quer dizer, isso não tem contexto, não dá pra falar sobre isso, usar termos racistas, mas será que o contexto era esse também? Acho que de um ano para cá as pessoas mudam, de um ano para cá muita coisa muda", disse Glenda após o programa Show do Esporte exibir uma matéria sobre o caso. 

A declaração de Glenda Kozlowski repercutiu imediatamente de maneira negativa nas redes. Por causa disso, a jornalista se retratou. "Peço desculpas a todos pelas minhas palavras. Fui muito mal na escolha de cada uma delas. Toda minha indignação por mim mesma. Um beijo a todos", escreveu a jornalista. 


Nelson Piquet usa termos racistas para se referir a Lewis Hamilton 

 

O Canal Enerto, especializado em Fórmula 1, postou um corte no YouTube de uma entrevista de novembro do ano passado, em que o piloto bolsonarista Nelson Piquet se refere ao piloto britânico Lewis Hamilton como “neguinho”.

No trecho, Piquet comenta o acidente entre Lewis e Max em Silverstone. Quando vai se referir a Lewis, Piquet utiliza uma palavra de conotação racista.

A entrevista de Piquet foi concedida ao jornalista Ricardo Oliveira. Ele criticou Hamilton por não ter tirado o pé logo na primeira volta do GP da Inglaterra na curva Copse, uma das mais famosas de Silverstone.

O fato aconteceu em julho do ano passado. Os dois disputavam a liderança da competição. Piquet, que é sogro de Verstappen, namorada da filha Kelly, acusou o inglês de ter feito uma "pu** sacanagem".

Foi divulgado outro trecho da entrevista em que o ex-piloto brasileiro Nelson Piquet se refere ao heptacampeão inglês Lewis Hamilton de maneira racista e homofóbica. Desta vez, o ex-piloto bolsonarista, explica que Hamilton perdeu o título para Nico Rosberg em 2016, porque 'estaria dando mais o cu'.

A entrevista, concedida em novembro do ano passado a um canal do YouTube chamado ‘Motorsports Talks’, foi retirada do ar, mas vários trechos têm circulado nas redes.

Piquet diz que Keke “era um bosta”. Logo adiante, Piquet resolve comparar o piloto com a situação do filho dele, Nico Rosberg, campeão mundial de 2016. É aí que, além de repetir a ofensa racista, ainda empreende um gancho homofóbico contra Hamilton.

“O Keke? Era um bosta, não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele [Nico]. Ganhou um campeonato… O neguinho devia estar dando mais cu naquela época, aí tava meio ruim”, afirmou, em meio às gargalhadas.