INVESTIGAÇÃO

Liga Mexicana de futebol se posiciona sobre caso Daniel Alves, preso na Espanha

O lateral da seleção brasileira, que atua no Pumas, do México, é réu em um processo de agressão sexual

Daniel Alves disputou a Copa do Catar.Créditos: Paulo Vainer/Divulgação
Escrito en ESPORTE el

A Liga Mexicana de futebol (MX), responsável pelo campeonato local, divulgou, nesta sexta-feira (20) em suas redes sociais, um posicionamento a respeito da situação de Daniel Alves. O lateral da seleção brasileira, que atua no Pumas, do México, teve prisão preventiva, sem fiança, decretada na Espanha, onde é réu em um processo, acusado de agressão sexual.

“Em relação ao caso do jogador do Club Universidad Nacional (Pumas), Dani Alves, preso na cidade de Barcelona nesta sexta-feira, a LIGA MX informa que, juntamente com o Club Universidad Nacional, estará monitorando o caso e a situação legal do jogador para determinar o que é condizente em relação a sua participação na Liga”, postou a entidade.

Em resumo, tanto o Pumas quanto a Liga vão aguardar uma definição da Justiça para tomarem uma decisão sobre a situação de Daniel Alves.

A Suprema Corte de Justiça da Catalunha emitiu um comunicado informando que o jogador é réu num processo de agressão sexual contra uma mulher, que teria ocorrido no fim de 2022 numa boate de Barcelona.

Ele está detido na Cidade da Justiça, um complexo de prédios públicos do Judiciário local, onde aguardará uma espécie de “audiência de custódia” (nos moldes brasileiros), quando um magistrado definirá se ele seguirá preso ou se será colocado em liberdade para responder à acusação criminal.

O caso

A jovem que não teve a identidade revelada disse às autoridades que Daniel Alves a tocou sem permissão e depois colocou a mão por dentro de sua roupa íntima, na noite de 30 de dezembro do ano passado.

Após o acontecido, a vítima, assustada, teria avisado às amigas, que acionaram os seguranças da boate. O fato teria ocorrido num banheiro da casa noturna e as câmeras de segurança registraram a entrada da moça e de Daniel Alves, além de parte da confusão após o suposto assédio.

Segundo o jornal espanhol ABC, os seguranças ativaram o protocolo de segurança de Barcelona contra agressões e assédios sexuais em espaços privados de diversão noturna. Dani Alves teria deixado a boate antes da chegada da polícia, que abriu investigação sobre o caso. A vítima passou por exames médicos em um hospital em Barcelona e os seguranças que a atenderam prestaram depoimento.

O jogador negou, em entrevista a um programa de TV espanhol: “Primeiramente, gostaria de desmentir tudo. Eu estive nesse lugar, com mais gente, aproveitando. Todo mundo que me conhece sabe que eu adoro dançar. Eu estava aproveitando, mas sem invadir o espaço dos demais. Sempre respeitando o entorno. Quando você decide ir ao banheiro não precisa perguntar quem está lá também. Sinto muito, mas não sei quem é esta senhorita. Não sei seu nome, não a conheço, nunca a vi antes na vida”, se defendeu.