RACISMO EM LA LIGA

Racismo contra Vini Jr: saiba quem são os patrocinadores do La Liga

A organização Sleeping Giants Brasil deflagrou uma campanha para cobrar posicionamento firme contra o racismo dos patrocinadores do campeonato espanhol

Vini Jr leva gravata de jogador após protestar contra o racismo que foi alvo.Créditos: Reprodução
Escrito en ESPORTE el

O jogador Vini Jr foi alvo de novos ataques racistas ao ser chamado de “macaco”  por torcedores e repreendido injustamente no campeonato espanhol, o La Liga, no último domingo (21). O posicionamento dos patrocinadores perante o crime de racismo está sendo cobrado pelo movimento Sleeping Giants Brasil

"Tendo em vista que a  La Liga não adota providências claras e efetivas e este não é um caso isolado, mas recorrente, seguimos nosso modelo de pressão dos patrocinadores, notificando e pedindo que eles se posicionem em relação ao caso, uma vez que a La Liga não o fez de forma conclusiva, e, ainda, seu presidente culpou a vítima nas suas redes sociais", afirma Leonardo Leal, co-fundador e diretor executivo do Sleeping Giants Brasil. 

Na última segunda-feira (22), o banco Santander, principal patrocinador do evento, encaminhou uma nota à imprensa que diz:

“O Santander repudia veementemente qualquer manifestação de preconceito ou racismo.”

A empresa não mencionou mais detalhes ou medidas a serem tomadas a partir do caso.

A Puma prestou seu apoio ao jogador: 

“Na Puma, não toleramos o racismo, condenamos a discriminação de qualquer forma e nos solidarizamos com Vinicius Junior e toda a comunidade do futebol”

A patrocinadora Socios.com também soltou nota em repúdio ao racismo:

“Igualdade e inclusão estão no centro de tudo o que a Socios.com representa. A Socios.com se opõe veementemente a todas as formas de discriminação e apoia toda a comunidade do futebol ao pedir tolerância zero em relação ao racismo. O esporte é para todos”.

O crescimento dos ataques racistas contra Vini Jr. triplicou a cada ano. De acordo com o levantamento da Sleeping Giants Brasil, organização que visa desmonetizar empresas que financiam eventos ou atos que contenham fake news e discurso de ódio, em 2021 ocorreu um caso de racismo, em 2022 foram três e em 2023 já são seis casos contra o jogador. Mesmo assim, a La Liga não tomou medida punitiva diante destas situações, que já se tornaram corriqueiras. 

Javier Trevas Medrano, presidente da organização, alegou que Vini Jr. não sabe qual é o papel da La Liga a partir de casos de racismo e que não colabora com o trabalho da equipe, após o jogador questionar a falta de atitude dos responsáveis. Devido à isenção da federação de futebol espanhola, Vini Jr. escreveu em seu Twitter que o país é visto como racista pelos brasileiros.

 A Sleeping Giant está divulgando a campanha contra a situação, em português e espanhol, a fim de mobilizar toda a população espanhola que se revolta contra isso. Além das empresas citadas, o restante dos patrocinadores da La Liga também estão sendo questionados.

Confira abaixo postagens em que a Sleeping Giants cobra os patrocinadores do La Liga