PROTESTO

Daniel Alves: Estátua do ex-jogador será retirada de Juazeiro a pedido do MP-BA

O ex-lateral brasileiro foi condenado a 4 anos e meio de prisão por estupro na Espanha, mas está em liberdade

A estátua de Daniel Alves.Créditos: Divulgação
Escrito en ESPORTE el

Por recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a prefeitura de Juazeiro vai retirar a estátua de Daniel Alves, localizada no Centro do município.

O ex-jogador, natural da cidade baiana, foi condenado a 4 anos e  meio de prisão, na Espanha, por estupro e está em liberdade provisória enquanto aguarda o trânsito em julgado.

A estátua foi instalada no local em 2020 e sua remoção vai ocorrer depois de protestos dos moradores locais, principalmente nas redes sociais, depois da condenação de Daniel.

A prefeitura informou que a obra será recolhida nos próximos dias, de acordo com a Lei nº 6.454/1977, que rege a utilização de recursos públicos para monumentos de pessoas vivas.

A estátua, produzida pelo artista plástico Leo Santana, tem tamanho real e mostra Daniel Alves com a camisa da seleção brasileira e uma bola de futebol.

Desde a prisão preventiva do ex-jogador, o monumento foi alvo de vandalismo inúmeras vezes, incluindo pichações e coberturas com saco preto e manchas brancas.

Justiça recusa pedido da vítima e mantém Daniel em liberdade

O Tribunal de Barcelona recusou, no dia 11 de abril, os pedidos de cancelamento do habeas corpus do ex-jogador Daniel Alves feitos pelo Ministério Público espanhol e a defesa da vítima.

Com isso, o ex-lateral do Barcelona e da seleção brasileira permanece em liberdade. Ele foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma jovem em uma casa noturna.

Daniel Alves deixou a prisão depois de pagar fiança de um milhão de euros (R$ 5,4 milhões).

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar