FUTEBOL

Euro 2024: Eslovênia e Sérvia fazem duelo de ex-repúblicas da Iugoslávia; veja onde assistir

As duas seleções precisam vencer para buscar uma vaga na fase eliminatória da competição

Escrito en ESPORTE el

Eslovênia e Sérvia se enfrentam nesta quinta-feira (20), em jogo válido pela segunda rodada do grupo C da Euro 2024, tentando manter vivas as chances de passarem para a fase eliminatória do torneio. Nos últimos oito encontros entre ambos, uma vitória de cada lado e seis empates.

A Eslovênia iniciou sua trajetória na competição surpreendendo a forte Dinamarca. Depois de sair atrás no marcador com um gol aos 17 minutos de Christian Eriksen, a equipe conseguiu empatar com um forte chute do lateral-esquerdo Erik Janža, assegurando o 1 a 1 contra os nórdicos.

"Muitos dos meus jogadores nunca disputaram uma competição tão importante", afirmou o técnico da Eslovênia, Matjaz Kek. Com uma única participação em edições da Euro, em 2020, a Eslovênia nunca venceu uma partida no torneio: até agora são três empates e uma derrota.

O jogo aéreo da Sérvia

A Sérvia conta com o desfalque de Filip Kostic, que sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho pouco antes do intervalo na derrota da seleção para a Inglaterra.

Depois de tomar um gol de cabeça de Jude Bellingham no primeiro tempo em sua partida de estreia na Euro, os sérvios deixaram uma boa impressão ao equilibrar a partida contra os ingleses, pressionando uma das seleções favoritas ao título na etapa final.

"Queremos ser mais corajosos do que fomos frente à Inglaterra desde o primeiro minuto, mostrar que nossa equipe é e explorar todas as fraquezas [da Eslovênia]", disse o defensor sérvio Nikola Milenkovic.

Uma das armas da Sérvia é o jogo aéreo. A equipe é a mais alta da Eurocopa e nas eliminatórias fez cinco dos 15 gols marcados de cabeça.

Eslovênia e Sérvia, duas ex-repúblicas da Iugoslávia

Os dos países que se enfrentam hoje na Euro 2024 já formaram a Iugoslávia, travando inclusive uma breve guerra no início da década de 1990.

Dissolvido entre 1991 e 1992, a formação do antigo país remete ao período após a Primeira Guerra Mundial em 1918, quando se forma o Reino da Iugoslávia, que evolui para a República Socialista Federativa da Iugoslávia em 1963, procurando unir diversos grupos étnicos sob um único Estado. Contudo, as tensões persistiram, especialmente entre sérvios e croatas, assim como entre sérvios e albaneses do Kosovo.

Sob a liderança de Josip Broz "Tito", os sentimentos nacionalistas foram reprimidos, mas a sua morte, em 1980, desencadeou uma onda de conflitos. Com o fim da União Soviética, a dissolução se tornou inevitável e Eslovênia e a Croácia declararam independência em 1991, o que provocou a intervenção do Exército iugoslavo. 

A segunda guerra iugoslava, da Sérvia contra a Eslovênia, veio logo depois da Guerra da Independência da Croácia, e foi de longe o mais curto dos conflitos, com o menor número de vítimas. O governo iugoslavo estava mais preocupado com os combates na Croácia, onde a maioria servo-montenegrina tinha maiores interesses territoriais. No documentário da BBC The Death of Yugoslavia , que utilizou imagens de arquivo, o então presidente sérvio Slobodan Miloševic afirmou inclusive ser contrário ao uso da força na Eslovênia.

O exército iugoslavo sofreu 44 mortes e 146 feridos, enquanto os eslovenos tiveram 19 mortos e 182 feridos, com 6 civis eslovenos assassinados. Em 2004, os eslovenos se juntaram à União Europeia e os croatas fizeram o mesmo em 2013.

Onde assistir Eslovênia x Sérvia

O jogo entre Eslovênia e Sérvia será realizado no Estádio de Munique, às 10h, com transmissão pela CazéTV (YouTube/streaming)