PARIS 2024

Paris 2024. Neonazista detido alerta para perigo de ações terroristas nos Jogos

Prisão de jovem neonazista na véspera da implantação do grande esquema de segurança que cercará os Jogos Olímpicos de Paris 2024 reacende temores relativos à segurança dos Jogos

Créditos: Reprodução
Escrito en ESPORTE el

Um jovem alsaciano, administrador do canal no Telegram “Divisão Ariana Francesa”, é suspeito de ter convocado ações violentas para acontecerem durante os Jogos Olímpicos.

O jovem usava como pseudônimo no grupo “Panzer”, em referência aos tanques do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Por trás deste pseudônimo estava Théo, um neonazista de 19 anos, com uma forte comunidade online pronta para cometer “ratonnades” [ataques contra grupos éticos ou raciais] e emboscadas sob suas instruções. 

Segundo informações, o jovem foi detido na manhã desta quarta-feira em Rhinau, no Baixo Reno, por agentes da polícia da Subdirecção Antiterrorista (SDAT ).

Ele foi colocado sob custódia policial como parte de uma investigação aberta pelo Centro Nacional de Luta contra o Ódio Online (PNLH) contra vários líderes, por ameaças de morte devido à raça, etnia ou religião, ameaça de destruição, incitação pública ao ódio, incitação ao. cometimento de crime ou contravenção. 

 

O jovem é suspeito de convocar para ações violentas durante os Jogos Olímpicos. Um caso que nos lembra que a ameaça jihadista não é o único perigo que pesa sobre o evento desportivo, sendo a mobilização de movimentos políticos extremistas também escrutinada pelos serviços antiterroristas. O suspeito também está sendo questionado por outras mensagens publicadas em seu canal: divulgação de dados pessoais de alvos que ele convocou para serem atacados, divulgação de receitas de bombas, etc. [Le Parisien]


A partir da manhã de hoje foi ativado o perímetro antiterrorismo da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Várias dezenas de milhares de agentes da polícia, gendarmes e agentes de segurança privada estão mobilizados na segurança. Para acessar essa área será necessária a apresentação de um código QR dedicado. 800 mil pessoas já se inscreveram gratuitamente.

 

 

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, o acesso a determinadas áreas é restrito para garantir a segurança de pedestres e espectadores. O Games Pass é um passe pessoal que se materializa por um QR Code a ser apresentado nos pontos de acesso das áreas. A solicitação do Games Pass é gratuita. Só pode ser realizado na plataforma oficial, ou na Câmara Municipal se o município tiver implantado um sistema de apoio.

 

 

São medidas para tentar evitar atos terroristas em meio a um mundo conflagrado, com a guerra Rússia-Ucrânia, o genocídio em Gaza, e as ameaças de uso de arsenal nuclear, o que não era mencionado desde a extinção da antiga União Soviética.