Os Jogos Olímpicos de Los Angeles, que serão disputados em 2028 na metrópole californiana, contarão com cinco novos esportes em sua grade de competições. Lamentavelmente, para o Time Brasil, nenhuma dessas modalidades é popular por aqui.
A decisão é de 16 de outubro de 2023, quando o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniu em Mumbai, na Índia, e votou pela inclusão de cinco novos esportes nas Olimpíadas.
Te podría interesar
Os esportes já haviam sido aprovados anteriormente pela Comissão de Programa Olímpico do COI, mas ainda faltava uma última votação do Comitê Executivo. Dos 90 membros do COI presentes ao pleito, apenas dois foram contrários à inclusão das modalidades.
Tidjane Thiam, da Costa do Marfim, e William Blick, de Uganda, foram os membros dissidentes. Em seus votos, expressaram a preocupação com o fato de que os esportes não são populares no continente africano.
Te podría interesar
Thomas Bach, o presidente do COI, explicou que como os Jogos Olímpicos de estreia das modalidades ocorrerão nos EUA, foram escolhidos novos esportes que guardam lastro com a tradição desportiva daquele país. “Ao mesmo tempo, trará esportes internacionais para os EUA”, argumentou.
Os novos esportes, que estreiam nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, são críquete, flag football, squash, beisebol/softball e lacrosse.
O flag football é uma variação do futebol americano que prevê menos contato físico e uma armadura corporal mais leve para os atletas. Em vez de derrubar o adversário com um ‘tackle’, o jogador de flag football precisa retirar uma fita (flag) que fica presa à cintura dos oponentes.
O lacrosse, por sua vez, é uma modalidade muito comum nos meios universitários dos EUA e conta com dez jogadores em cada equipe. Nas Olimpíadas, no entanto, será praticado numa versão reduzida, com apenas seis atletas de cada lado.
O críquete também será realizado em sua versão reduzida, conhecida como ‘twenty’. Ambos os formatos já estiveram presentes nos Jogos Olímpicos, mas há mais de um século.
Os mais conhecidos do público brasileiro, mas nem isso populares por aqui, são o squash, que finalmente consegue seu lugar nos jogos após mais de duas décadas de tentativas, e o beisebol, famoso pelos filmes hollywoodianos e cuja versão feminina se chama ‘softball’.