FÓRUM NA COPA

Seleção do País de Gales quer vencer vizinhos ingleses para ir às oitavas da Copa do Mundo

Em sua única participação em copas, galeses foram eliminados nas quartas de final pela Seleção Brasileira de Pelé e companhia em 1958; saiba tudo sobre o País de Gales

Gareth Bale.Gareth Bale, atacante da Seleção do País de Gales e do Los Angeles FCCréditos: Reprodução/Instagram
Escrito en ESPORTE el

A Seleção do País de Gales chega à Copa do Mundo do Catar 2022 representando o pequeno país da Grã-Bretanha no Grupo B do mundial, contra Irã, Estados Unidos e a vizinha Inglaterra. A seleção do país apenas o representa em competições da FIFA, uma vez que nos Jogos Olímpicos, por exemplo, juntam-se a ingleses, escoceses e norte-irlandeses sob a bandeira britânica. O País de Gales disputou apenas três competições oficiais em sua história: as Eurocopas de 2016 e 2020 e a Copa do Mundo da Suécia, em 1958, vencida pelo Brasil. Na Euro 2016 chegou em terceiro lugar, e em 2020 foi eliminado nas oitavas de final.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Em 1958, o País de Gales quase não foi à Copa do Mundo após terminar em segundo lugar no seu grupo das eliminatórias. Paralelamente, a seleção do Sudão se recusou a jogar repescagem com Israel, e a FIFA sorteou a Bélgica, entre os segundos colocados para o seu lugar, que também recusou. Em novo sorteio, saiu o País de Gales, que venceu os israelenses na ida e na volta por 2 a 0. Na Suécia, o País de Gales passou pela primeira fase e eliminou a favorita Hungria nas oitavas de final. Acabou eliminado nas quartas de final pelo Brasil, que conquistaria a sua primeira Copa do Mundo contra os donos da casa.

O País de Gales volta a disputar uma Copa do Mundo após mais de 6 décadas graças a uma cobrança de falta do astro Gareth Bale, que balançou as redes da seleção da Ucrânia em vitoria galesa por 1 a 0 nos playoffs das Eliminatórias Europeias.

A estreia do País de Gales será contra os Estados Unidos no próximo dia 21 de novembro (segunda-feira), às 16h de Brasília, no estádio Ahmad bin Ali. Na segunda rodada do Grupo B, o País de Gales enfrenta o Irã na sexta-feira (25), às 7h, no mesmo estádio. Pela partida derradeira do grupo, os galeses finalmente jogarão contra sua vizinha, a Inglaterra, contra quem há uma saudável rivalidade futebolística. O jogo ocorre no estádio Ahmad bin Ali em 29 de novembro (terça), às 16h.

O que você precisa saber sobre a política no País de Gales

O País de Gales faz fronteira a leste com a Inglaterra. Somados à Escócia, os três países compõem a Grã-Bretanha.  A Grã-Bretanha, por sua parte, soma à Irlanda do Norte e outras regiões governadas pela família real e o parlamento britânicos, irá compor o Reino Unido. Dessa maneira, O País de Gales vive sob uma monarquia constitucional, a mesma da Inglaterra, com alguns adendos locais.

Assim como as demais unidades do Reino Unido, o País de Gales tem seu próprio executivo e legislativo, que regulam questões internas, ainda que estejam sujeitos aos poderes centrais. Além do Rei Charles III e do primeiro-ministro Rishi Sunak, o país também conta com Mark Drakeford como primeiro-ministro do parlamento galês e Osian Gruffudd como Secretário de Estado para o País de Gales. A capital de Gales é a cidade de Cardiff, ou Caerdydd, no idioma galês.

O que você precisa saber sobre a história do País de Gales

Após a retirada dos romanos onde hoje é a Grã-Bretanha no século IV, o País de Gales nunca mais foi invadido. Nem mesmo nos primeiros séculos da idade média, quando a Inglaterra via hordas de nórdicos e saxões chegarem ao seu litoral. O povo galês defendia suas terras com vigor e era ajudado pela geografia local, repleta de montanhas de difícil acesso e penhascos. Dessa maneira, o país conseguiu manter suas origens célticas que até hoje está presente, de certa maneira, no idioma galês, oficial no país ao lado do inglês e falado por mais de meio milhão de pessoas. Também a bandeira do País de Gales, que leva um dragão vermelho sobre um fundo branco e verde, é uma herança desse período antigo e sobreviveu à cristianização.

Gales foi um principado até o século XIII, e um reino independente até 1536. Nesse momento foi assinado o Decreto da União, em que o País de Gales foi dividido em treze condados e tornou-se um país membro do Reino Unido. Desde então, sua história, política e cultura se misturam com a de ingleses e escoceses. O nome do país é usado no título atribuído ao herdeiro do trono britânico: príncipe ou princesa de Gales.

O que você precisa saber sobre a economia do País de Gales

Com cerca de 3 milhões de habitantes, segundo estimativa de 2021, o PIB do País de Gales está em cerca de 85 bilhões de dólares e a renda per capita em cerca de 28 mil dólares. Siderurgia e mineração, setores historicamente importantes para a economia galesa, têm apresentado recessão nas últimas décadas devido ao esgotamento das reservas minerais. A situação tem obrigado o país a diversificar sua economia, trazendo mais investimentos e protagonismo ao turismo e serviços. O pequeno país apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,885, considerado “muito alto”.

O que você precisa saber sobre a Cultura do País de Gales

A história e cultura galesa nos últimos cinco séculos se misturam muito com as da Inglaterra em particular, e do Reino Unido como um todo. No entanto há algumas características que os diferenciam. Para além do idioma, o País de Gales usa como símbolos nacionais o alho-poró e a flor narciso, de cor amarela. O esporte nacional galês é o rugby, e não o futebol – modalidade em que se apresenta com uma das principais seleções do mundo. Também consideram São David como o seu santo padroeiro.

Entre as festas tradicionais do País do Gales estão as folclóricas e pagãs Calan Gaeaf, mais conhecida como Halloween ou Dia das Bruxas, e o Calan Mai, a celebração do solstício de verão. Como feriados cristãos, além de Natal e Páscoa, também celebram o dia de São David em primeiro de março e cada paróquia também festeja o dia do seu santo específico.

A seleção do País de Gales: Os jogadores que vão participar da Copa

O principal jogador da Seleção do País de Gales é o atacante Gareth Bale. Nascido em 16 de julho de 1989 na capital Cardiff, o astro canhoto já marcou 39 gols pela sua seleção em 108 jogos. Começou a carreira em 2006 no Southampton (Inglaterra) e já no ano seguinte já se transferiu ao Tottenham, onde se destacou e despertou o interesse do Real Madrid (Espanha).

Pelo clube madridista Bale marcou 106 gols em 258 jogos e foi pentacampeão da Liga dos Campeões da UEFA, além de tricampeão da Liga Espanhola e do Mundial de Clubes. O atacante se destaca não apenas como um ótimo finalizador, mas também como um excelente cobrador de faltas e pênaltis. Ele é a principal esperança dos torcedores galeses em anotar gols para vencer a Inglaterra e passar o resto da vida fazendo piadas com os vizinhos.

Antes de deixar o Real Madrid, Bale protagonizou algumas polêmicas extracampo com o treinador e ídolo do clube Zinedine Zidane, carrasco do Brasil nas Copas de 1998 e 2006, além de ter feito postagens em que dizia não gostar muito da cidade de Madrid. Bale voltou ao Tottenham por empréstimo em 2020 e em junho deste ano transferiu-se para o Los Angeles FC, dos Estados Unidos.