A Seleção do País de Gales chega à Copa do Mundo do Catar 2022 representando o pequeno país da Grã-Bretanha no Grupo B do mundial, contra Irã, Estados Unidos e a vizinha Inglaterra. A seleção do país apenas o representa em competições da FIFA, uma vez que nos Jogos Olímpicos, por exemplo, juntam-se a ingleses, escoceses e norte-irlandeses sob a bandeira britânica. O País de Gales disputou apenas três competições oficiais em sua história: as Eurocopas de 2016 e 2020 e a Copa do Mundo da Suécia, em 1958, vencida pelo Brasil. Na Euro 2016 chegou em terceiro lugar, e em 2020 foi eliminado nas oitavas de final.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
Te podría interesar
Em 1958, o País de Gales quase não foi à Copa do Mundo após terminar em segundo lugar no seu grupo das eliminatórias. Paralelamente, a seleção do Sudão se recusou a jogar repescagem com Israel, e a FIFA sorteou a Bélgica, entre os segundos colocados para o seu lugar, que também recusou. Em novo sorteio, saiu o País de Gales, que venceu os israelenses na ida e na volta por 2 a 0. Na Suécia, o País de Gales passou pela primeira fase e eliminou a favorita Hungria nas oitavas de final. Acabou eliminado nas quartas de final pelo Brasil, que conquistaria a sua primeira Copa do Mundo contra os donos da casa.
O País de Gales volta a disputar uma Copa do Mundo após mais de 6 décadas graças a uma cobrança de falta do astro Gareth Bale, que balançou as redes da seleção da Ucrânia em vitoria galesa por 1 a 0 nos playoffs das Eliminatórias Europeias.
Te podría interesar
A estreia do País de Gales será contra os Estados Unidos no próximo dia 21 de novembro (segunda-feira), às 16h de Brasília, no estádio Ahmad bin Ali. Na segunda rodada do Grupo B, o País de Gales enfrenta o Irã na sexta-feira (25), às 7h, no mesmo estádio. Pela partida derradeira do grupo, os galeses finalmente jogarão contra sua vizinha, a Inglaterra, contra quem há uma saudável rivalidade futebolística. O jogo ocorre no estádio Ahmad bin Ali em 29 de novembro (terça), às 16h.
O que você precisa saber sobre a política no País de Gales
O País de Gales faz fronteira a leste com a Inglaterra. Somados à Escócia, os três países compõem a Grã-Bretanha. A Grã-Bretanha, por sua parte, soma à Irlanda do Norte e outras regiões governadas pela família real e o parlamento britânicos, irá compor o Reino Unido. Dessa maneira, O País de Gales vive sob uma monarquia constitucional, a mesma da Inglaterra, com alguns adendos locais.
Assim como as demais unidades do Reino Unido, o País de Gales tem seu próprio executivo e legislativo, que regulam questões internas, ainda que estejam sujeitos aos poderes centrais. Além do Rei Charles III e do primeiro-ministro Rishi Sunak, o país também conta com Mark Drakeford como primeiro-ministro do parlamento galês e Osian Gruffudd como Secretário de Estado para o País de Gales. A capital de Gales é a cidade de Cardiff, ou Caerdydd, no idioma galês.
O que você precisa saber sobre a história do País de Gales
Após a retirada dos romanos onde hoje é a Grã-Bretanha no século IV, o País de Gales nunca mais foi invadido. Nem mesmo nos primeiros séculos da idade média, quando a Inglaterra via hordas de nórdicos e saxões chegarem ao seu litoral. O povo galês defendia suas terras com vigor e era ajudado pela geografia local, repleta de montanhas de difícil acesso e penhascos. Dessa maneira, o país conseguiu manter suas origens célticas que até hoje está presente, de certa maneira, no idioma galês, oficial no país ao lado do inglês e falado por mais de meio milhão de pessoas. Também a bandeira do País de Gales, que leva um dragão vermelho sobre um fundo branco e verde, é uma herança desse período antigo e sobreviveu à cristianização.
Gales foi um principado até o século XIII, e um reino independente até 1536. Nesse momento foi assinado o Decreto da União, em que o País de Gales foi dividido em treze condados e tornou-se um país membro do Reino Unido. Desde então, sua história, política e cultura se misturam com a de ingleses e escoceses. O nome do país é usado no título atribuído ao herdeiro do trono britânico: príncipe ou princesa de Gales.
O que você precisa saber sobre a economia do País de Gales
Com cerca de 3 milhões de habitantes, segundo estimativa de 2021, o PIB do País de Gales está em cerca de 85 bilhões de dólares e a renda per capita em cerca de 28 mil dólares. Siderurgia e mineração, setores historicamente importantes para a economia galesa, têm apresentado recessão nas últimas décadas devido ao esgotamento das reservas minerais. A situação tem obrigado o país a diversificar sua economia, trazendo mais investimentos e protagonismo ao turismo e serviços. O pequeno país apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,885, considerado “muito alto”.
O que você precisa saber sobre a Cultura do País de Gales
A história e cultura galesa nos últimos cinco séculos se misturam muito com as da Inglaterra em particular, e do Reino Unido como um todo. No entanto há algumas características que os diferenciam. Para além do idioma, o País de Gales usa como símbolos nacionais o alho-poró e a flor narciso, de cor amarela. O esporte nacional galês é o rugby, e não o futebol – modalidade em que se apresenta com uma das principais seleções do mundo. Também consideram São David como o seu santo padroeiro.
Entre as festas tradicionais do País do Gales estão as folclóricas e pagãs Calan Gaeaf, mais conhecida como Halloween ou Dia das Bruxas, e o Calan Mai, a celebração do solstício de verão. Como feriados cristãos, além de Natal e Páscoa, também celebram o dia de São David em primeiro de março e cada paróquia também festeja o dia do seu santo específico.
A seleção do País de Gales: Os jogadores que vão participar da Copa
O principal jogador da Seleção do País de Gales é o atacante Gareth Bale. Nascido em 16 de julho de 1989 na capital Cardiff, o astro canhoto já marcou 39 gols pela sua seleção em 108 jogos. Começou a carreira em 2006 no Southampton (Inglaterra) e já no ano seguinte já se transferiu ao Tottenham, onde se destacou e despertou o interesse do Real Madrid (Espanha).
Pelo clube madridista Bale marcou 106 gols em 258 jogos e foi pentacampeão da Liga dos Campeões da UEFA, além de tricampeão da Liga Espanhola e do Mundial de Clubes. O atacante se destaca não apenas como um ótimo finalizador, mas também como um excelente cobrador de faltas e pênaltis. Ele é a principal esperança dos torcedores galeses em anotar gols para vencer a Inglaterra e passar o resto da vida fazendo piadas com os vizinhos.
Antes de deixar o Real Madrid, Bale protagonizou algumas polêmicas extracampo com o treinador e ídolo do clube Zinedine Zidane, carrasco do Brasil nas Copas de 1998 e 2006, além de ter feito postagens em que dizia não gostar muito da cidade de Madrid. Bale voltou ao Tottenham por empréstimo em 2020 e em junho deste ano transferiu-se para o Los Angeles FC, dos Estados Unidos.