FÓRUM NA COPA

FIFA proíbe braçadeira em apoio à comunidade LGBTQIA+ na Copa do Mundo do Catar 2022

O atacante Harry Kane, capitão da seleção da Inglaterra, pretendia entrar em campo contra o Irã usando o adereço mas voltou atrás mediante decisão que prevê punição técnica

Braçadeira de capitão da seleção da Inglaterra em apoio à comunidade..FIFA proíbe braçadeira em apoio à comunidade LGBTQIA+ na Copa do Mundo do Catar 2022 LGBTQIA+. Créditos: Reprodução.
Escrito en ESPORTE el

O atacante, capitão e principal astro da seleção da Inglaterra, Harry Kane, foi proibido pela FIFA de usar a braçadeira “one love”, que leva as cores do arco-íris, da bandeira da comunidade LGBTQIA+ na Copa do Mundo do Catar 2022. Os ingleses pretendiam usar o adereço mas esperavam decisão das autoridades do futebol e agora não mais usarão, conforme o próprio Kane disse em entrevista coletiva neste domingo (20), ao lado do técnico Gareth Southgate.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Além do inglês, outros oito capitães pretendiam usar uma braçadeira semelhante em apoio à comunidade LGBTQIA+, que é criminalizada no país, com penas que podem incluir castigos físicos, prisão e morte, a depender da região.

De acordo com apuração de Walter Casagrande para debate no Uol, a FIFA estaria ameaçando dar punição técnica para o caso de descumprimento. Ou seja, se após a decisão ainda assim Harry Kane entrar em campo com a braçadeira, pode receber um cartão amarelo antes mesmo do apito inicial. Isso, em uma Copa do Mundo, pode ser um problema. Qualquer descuido na partida poderia gerar um segundo cartão amarelo e uma consequente expulsão, ou ainda, mesmo escapando de um segundo cartão no mesmo jogo, um cartão amarelo recebido em outra partida acarreta em suspensão automática para o jogo seguinte.

No mesmo bate-papo esportivo, o jornalista Juca Kfouri associou os acontecimentos atuais com outros momentos do passado. “Lembra a Copa da Argentina em 1978 e lembra [as Olimpíadas de] Berlim em 1936 quando pensamos em desrespeito aos direitos humanos. Quando pensamos em tanta gente que morreu, ou fruto do nazismo, ou pela ditadura argentina. Quanta desapareceu, foi morta, jogada no rio de aviões, torturadas naquela ocasião… e quantos trabalhadores morreram para fazer essa Copa do Mundo e a cidade nova que nasce em função da Copa? Segundo o The Guardian, 6500 mortos, e os dados são da OIT, a Organização Internacional do Trabalho”, refletiu.

A Inglaterra estreia contra o Irã, nesta segunda-feira (21), às 10h, no estádio Internacional Khalifa, em Doha. A partida é válida pela primeira rodada do Grupo B, que ainda tem Estados Unidos e País de Gales, que jogam entre si no mesmo dia, às 16h, no estádio Ahmad bin Ali em Ar-Rayyan.

*Com informações do Uol.