FÓRUM NA COPA

Neymar sofre entorse no tornozelo, sai de campo chorando e preocupa seleção brasileira

Lesão preocupa torcedores, mas não há maiores informações da equipe médica da seleção; Relembre histórico de lesões de Neymar

Neymar, estrela da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain.Neymar após lesão sofrida na Copa do Mundo de 2014, em partida contra a Colômbia.Créditos: Calcio Streaming/Flickr/Wikimedia Commons
Escrito en ESPORTE el

Neymar saiu de campo aos 32 minutos do segundo tempo com dores no tornozelo direito nesta quinta-feira (24), durante partida em que o Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0 no estádio de Lusail, pela estreia na Copa do Mundo do Catar. Sem maiores informações sobre a lesão, a equipe médica da seleção declarou que observará as consequências do entorse por 48 horas antes de fechar o diagnóstico do atleta.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Em imagens da transmissão da partida pela TV Globo foi possível ver o craque brasileiro no banco de reservas, após ser substituído, com a camisa no rosto em um momento, e chorando em outro, enquanto iniciava o tratamento da torção com gelo. A lesão preocupa o torcedor brasileiro, especialmente levando em consideração que no histórico de lesões do craque, a primeira, ocorrida em 17 de janeiro de 2014, foi também um entorse no tornozelo direito e o deixou de fora de 8 partidas do Barcelona.

Além disso, nos últimos dois anos, o craque se lesionou 6 vezes e ficou cerca de 191 dias sem entrar em campo. Neste mundial, Neymar foi o jogador que mais sofreu faltas na primeira rodada, de acordo com levantamento da Opta Facts, replicados pela imprensa esportiva. Ao todo, o craque brasileiro sofreu 9 faltas, uma a cada dez minutos em média.

Com a vitória por dois gols, marcados por Richarlison, incluindo um golaço de voleio, o Brasil lidera o Grupo G da Copa do Mundo do Catar 2022. A seleção volta a campo contra a Suíça na próxima segunda-feira (28), às 13h de Brasília, no Estádio 974. Pela outra partida do grupo, a Sérvia joga contra Camarões mais cedo, às 7h, no Al Janoub. Pela primeira fase, a Suíça venceu o Camarões por 1 a 0.

Veja histórico de lesões do Neymar

Nos últimos dois anos foram seis lesões que o deixaram de fora dos gramados ao longo de 191 dias. Em novembro passado, torceu o tornozelo esquerdo e lesionou os ligamentos, ficando sem jogar por 80 dias. Um mês antes teve dores nos músculos adutores após jogos das Eliminatórias e ficou de fora do Paris Saint-Germain por mais 5 dias.

Em fevereiro de 2021 o craque lesionou o músculo adutor esquerdo, ficando por 38 dias de atestado médico. Semanas antes, sofreu uma entrada em clássico contra o Lyon que lhe rendeu uma lesão no tornozelo e um mês de recuperação.

Voltando ao começo, em abril de 2014, a segunda lesão de carreira de Neymar foi um edema no quarto metatarso do pé esquerdo que o deixou fora de 4 jogos. Durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, após uma entrada do colombiano Zuñiga, Neymar fraturou a terceira vértebra lombar e ficou de fora do restante do mundial. No mesmo ano, em agosto, um novo entorse de grau 1 no tornozelo esquerdo o tirou de um jogo.

Em 2015 foram duas lesões. Neymar pegou caxumba em agosto, ficando de fora de 4 jogos, e em dezembro teve uma lesão muscular no adutor da coxa esquerda que lhe rendeu 3 jogos de gancho. No ano seguinte foram mais duas lesões. Dores musculares na coxa esquerda o tiraram de uma partida em janeiro. Dois meses depois, foi a vez da coxa direita ter dores musculares e o craque ficar de fora de 2 jogos.

Em janeiro de 2017, o craque voltou a sentir dores na coxa esquerda e em setembro teve um problema no pé direito. Além disso, em novembro, sofreu uma pancada na coxa esquerda. Cada evento o tirou de uma partida. Em 2018 foram cinco lesões que o deixaram de fora de 24 jogos na temporada. A mais grave foi uma fratura no metatarso do pé direito; também apresentou dores musculares na coxa direita em duas ocasiões.

Em 2019 teve ruptura dos ligamentos do tarso, após nova fratura, além de nova lesão na coxa. Em 2020, além de ter sofrido mais lesões musculares e contraído Covid-19, o atacante ficou de fora dos gramados por 20 dias por conta de lesão no adutor da coxa esquerda, um mês por lesão no tornozelo esquerdo, e mais 18 dias por lesão na costela.