Em Santos x Grêmio, locutor chama Lucas Braga de cidadão de cor e crioulinho

O Santos, do atacante Lucas Braga, condenou o episódio e afirmou que irá acionar o Departamento Jurídico

Durante transmissão da partida entre Santos e Grêmio válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro na Rádio GreNal, o locutor esportivo Haroldo de Souza fez dois comentários que foram classificados como racistas nas redes sociais.

“Aquele crioulinho que está na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?”, questionou o locutor, referindo-se ao jogador Lucas Braga. “É um moreno, né? Um cidadão de cor, numa boa”, completou.

O comentário gerou revolta nas redes sociais. “O QUE É ISSO Rádio Grenal? CRIOULINHO? 2021 E VOCÊS CHAMAM JOGADOR DE CRIOULINHO? ISSO É RACISMO. ALÔ Santos!”, escreveu a jornalista esportiva Anita Efraim, do Yahoo, ao compartilhar o vídeo.

O jornalista Caio Alves, da ESPN Brasil, também criticou a postura do narrador. “Hoje é assim, escancarado, como se estivéssemos em 1800”, tuitou.

O Santos emitiu uma nota afirmando que vai acionar o Departamento Jurídico para lidar com o caso. “Basta de toletância com o racismo!”, disse o clube.

A empresa MMC Sports, que cuida da carreira do jogador Lucas Braga, também foi às redes condenar o comentário. “Nos sentimos enojados de ter de responder a uma situação como essa, inexplicável em todos os sentidos. Acreditamos ser um extremo absurdo a forma com a qual o locutor Haroldo de Souza se referiu ao atleta, proferindo pronomes racistas e o fazendo com naturalidade”, diz a mensagem publicada no Instagram.

O locutor, que é usuário assíduo do Twitter para defender o presidente Jair Bolsonaro e atacar a esquerda, não comentou ainda sobre o episódio. Ele diz não ser apoiador do presidente, mas alguns prints indicam o contrário. Veja no fim da matéria.

Assista ao vídeo, confira a repercussão e veja prints das redes do narrador:

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.