Lazio afasta adestrador de águia do clube que fez gesto fascista; veja vídeo

Clube informou que estuda rescisão do contrato de Juan Bernabè junto à empresa terceirizada responsável pelo serviço; essa não é a primeira vez que integrantes da Lazio demonstram adoração a Benito Mussolini

As simpatias com o fascismo dos torcedores da Lazio estão mais uma vez no centro das polêmicas. Desta vez, o adestrador da águia do clube, o espanhol Juan Bernabè, foi flagrado em um vídeo fazendo a saudação fascista e elogiando Benito Mussilini junto aos torcedores do Olímpico no final da partida contra a Inter.

Porém, esta não é a primeira vez que um integrante da agremiação esportiva faz o gesto em público. Um dos ídolos da torcida, o zagueiro romeno Stefan Radu, comemorou um gol em 2021 fazendo a mesma saudação de Barnabè de levantar o braço ao lado do corpo, similar ao cumprimento dos nazistas.

Desta vez, no entanto, a Lazio decidiu pelo afastamento do adestrador, e estuda a rescisão do contrato junto à empresa terceirizada responsável pelo serviço.

“Tendo conhecimento da existência do vídeo de Juan Bernabè (não registado e funcionário de uma terceirizada) em atitudes que ofendem a empresa, os adeptos e os valores da comunidade, foram tomadas medidas que visam a suspensão imediata do serviço e a eventual rescisão dos contratos existentes”, afirmou o clube.

Notícias relacionadas

Apesar da decisão comunicada nesta quarta-feira (20), as ligações da Lazio com o governo fascista do ditador já vem há anos, tanto que o clube tem a fama de ser conhecido como o mais fascista do mundo.

Em março, Romano Mussolini, de 18 anos, bisneto do ditador foi contratado como zagueiro do time. Para provar o que dizia a Resistência Italiana, que todo “facho” é covarde, Romano goza do “prestígio” do clã, mas usa o sobrenome do outro lado de sua família, Floriani.

As torcidas da Lazio também já abriram faixas direcionadas a clubes adversários onde se lia “squadra di neri” (time de negros), além de criticarem a contratação de atletas com origem judaica. Em 1998, o mesmo bando levou enormes faixas onde diziam, dirigindo-se aos judeus: Auschwitz, la vostra patria – I forni, le vostre case (Auschwitz, a vossa pátria – Os fornos, a vossa casa), em pleno Estádio Olímpico de Roma.

Avatar de Carolina Fortes

Carolina Fortes

Repórter colaborativa no site Emerge Mag e antiga editora-assistente no site da Jovem Pan. Ex-repórter no site Elástica. Formada em jornalismo e faz a segunda graduação em Letras na Universidade de São Paulo (USP). Acredita no jornalismo como forma de impacto social e defende maior inclusão e representatividade.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR