Morre Frank Williams, uma das lendas da Fórmula 1

Morte foi anunciada pela equipe Williams

A equipe de Fórmula 1, Williams Racing, anunciou, na manhã deste domingo (28) a morte de seu fundador, o inglês Frank Williams.

Conhecido por ser empresário e chefe de equipe do icônico time de Grove, na Inglaterra, morreaos 79 anos e deixa três filhos.

A morte foi anunciada pela própria equipe Williams em sua conta do Instagram: “É com grande tristeza que, em nome da família Williams, a equipe confirma a morte do Sir Frank Williams, fundador e ex-chefe de equipe da Williams Racing, aos 79 anos”.

O Twitter da Fórmula 1 confirmou a morte logo a seguir:

“Sentimos a mais imensa e profunda tristeza pelo falecimento de Sir Frank Williams. Sua vida foi movida pela paixão pelo automobilismo; seu legado é incomensurável e fará parte da F1 para sempre. Conhecê-lo foi uma inspiração e um privilégio. Ele deixará muita, muita saudade”.

A Williams

Sir Francis Owen Garbatt Williams, conhecido como Frank Williams, ficou paraplégico após um acidente de estrada na França na saída de um teste de Nelson Piquet com o novo modelo FW11 em Paul Ricard. Mesmo numa cadeira de rodas, ele seguiu no comando da equipe até 2012, quando foi substituído por sua filha Claire.

Williams, fundada em 1997, foi nove vezes campeã do Mundial de Construtores, em 1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997. O time ainda foi sete vezes campeão do Mundial de Pilotos: 1980 (Alan Jones), 1982 (Keke Rosberg), 1987 (Nelson Piquet), 1992 (Nigel Mansell), 1993 (Alain Prost), 1996 (Damon Hill) e 1997 (Jacques Villeneuve).

Na última temporada da Fórmula 1, a equipe contou com o inglês George Russell e o canadense Nicholas Latifi e não marcou nenhum ponto – o inglês Jack Aitken substituiu Russell quando este correu pela Mercedes no lugar de Lewis Hamilton o GP de Sakhir.

Publicidade
Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.