Palmeiras lança nova camisa com modelos negros e é alvo de ataques racistas: “planeta dos macacos”

Clube repudiou os comentários preconceituosos e pejorativos de torcedores: "Atuamos firmemente no sentido de coibir quaisquer manifestações discriminatórias"

“A nossa nova camisa I celebra todos os lugares onde vive a nossa cor”. Com essa frase o Palmeiras lançou, nesta terça-feira (23), sua nova camisa oficial.

A campanha de divulgação foi estrelada por modelos negros, o que motivou ataques racistas por parte de alguns torcedores.

“Agora toda propaganda da Puma tem um chimpa com cabelo de fofão. Já dá pra montar o próximo elenco de Planeta dos Macacos”, diz um dos comentários pejorativos.

“Se um gringo ver as propagandas do Palmeiras feitas pela Puma, acha que o Palmeiras é um time da Nigéria”, escreveu outro internauta, em meio a inúmeros outros comentários do tipo.

Os ataques foram registrados e denunciados pela página Observatório do Racismo no Futebol e, rapidamente, o Palmeiras se pronunciou sobre o assunto, repudiando as declarações preconceituosas de torcedores.

“Repudiamos os ataques racistas relacionados ao vídeo de lançamento da nova camisa. Atuamos firmemente no sentido de coibir quaisquer manifestações discriminatórias em nossas dependências, bem como, difundimos tais valores perante os torcedores e sociedade em geral”, diz nota do clube.

O perfil oficial do Vasco da Gama endossou o repúdio do time paulista. “É isso. Importante que a nossa luta contra esses episódios relacionados ao racismo seja constante. Saudações Vascaínas”, diz postagem do clube do Rio de Janeiro.

Confira.

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR