Imprensa livre e independente
25 de junho de 2019, 08h45

“Está na hora de vocês cobrarem mais impostos de nós”, diz grupo de bilionários dos EUA

Grupo formado por 18 bilionários afirma que agora eles apoiam “um imposto moderado sobre as fortunas desses 0,1% da população, que são os mais ricos do país, ou seja, nós”. Dados da Oxfam mostram que eles possuem a mesma riqueza que 90% dos estadunidenses da parte de baixo da pirâmide social

George Soros (Arquivo)
Eles não formam um grupo muito grande, mas chama a atenção por alguns nomes (como o magnata George Soros, o co-fundador do Facebook Chris Hughes e os herdeiros dos impérios Hyatt e Disney) e por sua mensagem: “está na hora de vocês cobrarem mais impostos de nós”. O apelo foi publicado nesta segunda-feira (14) e difundido pelas redes sociais, dirigido especificamente aos candidatos que participam da corrida presidencial, que ocorrerá nos Estados Unidos em 2020. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo O grupo formado por 18 bilionários, pertencentes a...

Eles não formam um grupo muito grande, mas chama a atenção por alguns nomes (como o magnata George Soros, o co-fundador do Facebook Chris Hughes e os herdeiros dos impérios Hyatt e Disney) e por sua mensagem: “está na hora de vocês cobrarem mais impostos de nós”.

O apelo foi publicado nesta segunda-feira (14) e difundido pelas redes sociais, dirigido especificamente aos candidatos que participam da corrida presidencial, que ocorrerá nos Estados Unidos em 2020.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

O grupo formado por 18 bilionários, pertencentes a 11 famílias, afirma que agora eles apoiam “um imposto moderado sobre as fortunas desses 0,1% da população, que são os mais ricos do país, ou seja, a nós”. Segundo dados da organização não-governamental Oxfam, este 0,1% possui a mesma riqueza que 90% dos estadunidenses da parte de baixo da pirâmide social.

A carta também faz menção a um projeto já existente, em tramitação no Congresso estadunidense, de autoria da senadora democrata e pré-candidata presidencial Elizabeth Warren, que visa estabelecer taxar as famílias com patrimônio superior a 50 milhões de dólares – medida que, segundo a proposta, arrecadaria geraria cerca de US$ 2,75 bilhões em dez anos.

Veja também:  Frota compartilha foto de hambúrguer e alfineta Eduardo Bolsonaro: "Pra ser embaixador é preciso ter qualificação"

Assim, os bilionários dizem esperar que “as novas receitas tributárias venham sobretudo dos mais endinheirados, e não dos cidadãos de classe média ou baixa”, e continua: “os Estados Unidos têm a responsabilidade moral, ética e econômica de taxar mais fortemente as nossas fortunas”.

Embora a mensagem fale a “todos os candidatos à Presidência, sejam republicanos ou democratas”, se supõe que esteja voltada, sobretudo, aos 21 pré-candidatos do Partido Democrata, e em espacial aos dois favoritos: Joe Biden e Bernie Sanders.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum