Imprensa livre e independente
25 de janeiro de 2014, 12h12

EUA: cidade falida planeja pedir ajuda…para imigrantes

O estado de Michigan planeja pedir 50 mil vistos para povoar a cidade de Detroit com imigrantes. A famosa “Motor City” decretou falência em 2013 Por Opera Mundi Foto: Carlos Osorio/AP O governador do estado de Michigan, Rick Snyder, que realiza viagem oficial a Washington, pedirá às autoridades federais a criação de 50 mil vistos especiais para povoar com imigrantes durante os próximos cinco anos a cidade de Detroit, que enfrenta a pior crise municipal da história do país. O programa, que deve ser realizado pelas autoridades de imigração federais, corresponde aos vistos EB-2, destinados a profissionais estrangeiros com alta...

O estado de Michigan planeja pedir 50 mil vistos para povoar a cidade de Detroit com imigrantes. A famosa “Motor City” decretou falência em 2013

Por Opera Mundi

Foto: Carlos Osorio/AP

O governador do estado de Michigan, Rick Snyder, que realiza viagem oficial a Washington, pedirá às autoridades federais a criação de 50 mil vistos especiais para povoar com imigrantes durante os próximos cinco anos a cidade de Detroit, que enfrenta a pior crise municipal da história do país.

O programa, que deve ser realizado pelas autoridades de imigração federais, corresponde aos vistos EB-2, destinados a profissionais estrangeiros com alta formação ou habilidades excepcionais em tecnologia, ciência, arte ou na indústria do automóvel, que no passado deu a cidade seu período de glória.

Com este visto, os profissionais estrangeiros deverão se comprometer a viver e trabalhar em Detroit, município com fama de decadente e perigoso, mas não necessitarão de uma oferta de trabalho prévio para entrar no país.

As autoridades federais só podem expedir 40.040 vistos deste tipo ao ano em todo o país e nunca antes foi autorizado um visto especial para uma cidade ou estado.

Veja também:  As consequências para o mercado audiovisual com o fim da Ancine pelo governo Bolsonaro

O governador de Michigan, do Partido Republicano, propôs que nos primeiros doze meses cinco mil imigrantes recebam este visto, e que este número aumente progressivamente durante os quatro anos seguintes.

Esta proposta se soma aos esforços que estão sendo feitos em diferentes setores para reerguer Detroit, uma cidade em decadência onde 38% de seus habitantes vivem sob a linha de pobreza e que sofreu uma drástica perda de população nas últimas décadas.

Na década de 1950, Detroit tinha 1,8 milhão de habitantes, mas hoje este número caiu para 700 mil.

A Casa Branca não deu ainda uma resposta oficial à proposta do governador, mas demonstrou aprovar o objetivo geral da medida.

“O presidente Obama está comprometido com honrar o legado de inovação e competitividade da nação através da atração dos melhores e mais brilhantes estudantes e empreendedores do mundo, para que instalem suas futuras empresas aqui nos Estados Unidos”, disse um oficial da Casa Branca.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum