Imprensa livre e independente
09 de março de 2018, 18h06

Família de Frida Kahlo não autorizou ‘Barbie’ inspirada na pintora

Por meio de nota, a família informou que a sobrinha-neta de Frida Kahlo é a única detentora dos direitos de imagem da artista mexicana e, por não ter autorizado a Mattel a produzir a boneca, "tomará as medidas necessárias"

A família de Frida Kahlo divulgou, na noite desta quinta-feira (8), uma nota em que informa que não autorizou a Mattel a produzir uma boneca ‘Barbie’ inspirada na pintora mexicana. Lançada no mesmo dia, a boneca fazia parte de uma ação da marca em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Pelas redes sociais, a família disse que Mara Romeo, sobrinha-neta da artista, era a única responsável pelos direitos de imagem da pintora e que “desconhece” o projeto que originou a boneca. “Desconhecemos a origem legal do projeto desenvolvido pela empresa Mattel com uma boneca que claramente representa a imagem da...

A família de Frida Kahlo divulgou, na noite desta quinta-feira (8), uma nota em que informa que não autorizou a Mattel a produzir uma boneca ‘Barbie’ inspirada na pintora mexicana. Lançada no mesmo dia, a boneca fazia parte de uma ação da marca em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Pelas redes sociais, a família disse que Mara Romeo, sobrinha-neta da artista, era a única responsável pelos direitos de imagem da pintora e que “desconhece” o projeto que originou a boneca.

“Desconhecemos a origem legal do projeto desenvolvido pela empresa Mattel com uma boneca que claramente representa a imagem da pintora Frida. A empresa não conta com autorização para utilizar a imagem de Frida”, diz a nota.

À imprensa mexicana, Mara Romeu disse ainda que “gostaria que a boneca tivesse mais traços de Frida, que não tivesse olhos claros, que trouxesse as sobrancelhas unidas, que representasse tudo o que a minha tia representava: a força… Que represente o México, que seja uma Frida, um estandarte do que é o México”.

Veja também:  Alvo de investigações no laranjal do PSL, ministro do Turismo pede licença

No final da nota, a família da pintora garante que tomará “as medidas necessárias para que os direitos de imagem de Frida sejam assegurados”. A Mattel ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Confira, abaixo, a íntegra da nota.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum