Imprensa livre e independente
26 de março de 2019, 10h04

Fernando Brito: Pedido para anular condenação de Lula tem base, mas perseguição pode impedir aceite

MPF e Sérgio Moro ligaram denúncia contra o ex-presidente a suposto esquema eleitoral em prol do PT, o que levaria o caso para a Justiça Eleitoral, conforme entendimento do STF

Lula (Arquivo)
Texto de Fernando Brito, no blog Tijolaço nesta terça-feira, aponta a procedência do pedido feito pela defesa de Lula para que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) anule o processo que resultou na condenação e prisão do ex-presidente, a partir da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de que os casos relacionados a Caixa 2 devem ser julgados pela Justiça Eleitoral. O maior impasse para o sucesso do recursos, segundo Brito, está nas diferentes réguas que vêm sendo utilizadas pelo Poder Judiciário no Brasil. Por exemplo: Michel Temer pode ser solto por decisão monocrática de desembargador; Lula, não. Ainda sobre...

Texto de Fernando Brito, no blog Tijolaço nesta terça-feira, aponta a procedência do pedido feito pela defesa de Lula para que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) anule o processo que resultou na condenação e prisão do ex-presidente, a partir da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de que os casos relacionados a Caixa 2 devem ser julgados pela Justiça Eleitoral.

O maior impasse para o sucesso do recursos, segundo Brito, está nas diferentes réguas que vêm sendo utilizadas pelo Poder Judiciário no Brasil. Por exemplo: Michel Temer pode ser solto por decisão monocrática de desembargador; Lula, não.

Ainda sobre o recurso, o texto lembra que a própria Lava Jato, por meio do Ministério Público Federal, e a sentença de condenação em primeira instância do então juiz Sérgio Moro reiteram, na narrativa escolhida, que a reforma de um apartamento que Lula nunca ocupou seria parte de suposta conta de propina em favor do PT e se suas atividades eleitorais – logo, Caixa 2.

“A origem eleitoral do suposto crime é repetida várias vezes, não só no pedido da acusação, mas na própria sentença de Sérgio Moro”, pontua Brito.

Veja também:  Movimento negro denuncia Bolsonaro à Comissão de Direitos Humanos da OEA

O que reduz a chance do sucesso do pleito… é ter partido de Lula.

Leia o texto na íntegra no blog Tijolaço.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum