Imprensa livre e independente
06 de novembro de 2018, 17h40

Folha desmente boato de que Lula seja sócio majoritário do jornal

O boato surgiu como retaliação das denúncias de caixa dois que o jornal fez na campanha do então candidato Jair Bolsonaro

Foto: Reprodução
A Folha de S.Paulo desmentiu, nesta terça-feira (6), o boato que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria um dos seus principais acionistas: “Não é verdade que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 52% das ações da Folha de S.Paulo”, afirmou. O jornal afirma ainda que “a Folha é editada pela Empresa Folha da Manhã S.A., que pertence 100% à família Frias de Oliveira”. A notícia foi mais uma das várias fake news que circularam na internet durante as eleições. Ela surgiu como retaliação da denúncia de caixa dois que o jornal fez na campanha do então candidato Jair Bolsonaro...

A Folha de S.Paulo desmentiu, nesta terça-feira (6), o boato que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria um dos seus principais acionistas: “Não é verdade que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 52% das ações da Folha de S.Paulo”, afirmou.

O jornal afirma ainda que “a Folha é editada pela Empresa Folha da Manhã S.A., que pertence 100% à família Frias de Oliveira”.

A notícia foi mais uma das várias fake news que circularam na internet durante as eleições. Ela surgiu como retaliação da denúncia de caixa dois que o jornal fez na campanha do então candidato Jair Bolsonaro (PSL).

Reportagem de Patrícia Campos Mello, publicada em 18 de outubro, revelou que um grupo de empresários – entre eles Luciano Hang, dono da Havan – está contratando empresas para disparar fake news contra o PT para a campanha de Bolsonaro. A prática é ilegal, pois se trata de doação de campanha por empresas, vedada pela legislação eleitoral, e não declarada.

Veja também:  Future-se: o novo requentado

Sobre o fato, o jornal afirma ainda:

“Fundada em 1921, a Folha foi comprada em 1962 pelos empresários Octavio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho. Em 1991, os dois sócios se separaram, e a família Frias tornou-se a única proprietária da empresa.”

 

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum