Fórumcast #20
12 de dezembro de 2017, 22h11

A ingenuidade de parte da esquerda que achou que era um “meio golpe”

“Faz lembrar Prestes em 1964 que achou que a ditadura seria algo passageiro… Durou 20 anos! E o erro custou caro ao antigo Partidão”. Leia mais no artigo de Vinicius Wu

Por Vinicius Wu

Eu não me espanto com a inédita e inexplicável celeridade da justiça pra julgar e condenar Lula. Eu não me espanto com todos os esforços realizados pra tirá-lo da disputa eleitoral.

Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.

Eu me espanto mesmo – e me preocupo – é com a ingenuidade de muita gente progressista ou de esquerda que achou mesmo que o golpe em curso era um “meio golpe”, um “golpezinho” no qual a direita neoliberal, associada ao capital financeiro e apoiando-se numa quadrilha de saqueadores, interromperia a normalidade institucional para devolver o poder à esquerda dois anos depois, numa boa.

Faz lembrar Prestes em 1964 que achou que a ditadura seria algo passageiro… Durou 20 anos! E o erro custou caro ao antigo Partidão.

Infelizmente, creio que agora não será diferente. E é bom que a esquerda ajuste sua estratégia a essa realidade.

Veja também:  Lewandowski quer rapidez no julgamento de prisão em segunda instância

Obviamente que, com isso, eu não passo a defender o suicídio coletivo da esquerda. Apenas acho que tem de pensar em uma nova estratégia. E já não há mais espaço pra toda aquela conciliação proposta pelo PT em 2002 … não cabe mais. Por um motivo simples: eles não querem mais conciliar!

Quando um não quer, dois não dançam…


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum