O que o brasileiro pensa?
15 de abril de 2020, 10h31

Fórum lança curso sobre racismo estrutural com o professor Dennis de Oliveira

"Entender o racismo é tarefa não só da população negra, mas de todo democrata progressista que quer transformar este país", diz pesquisador

O racismo estrutural é o tema do novo curso disponível na plataforma online Fórum Educação. Ministrado pelo pesquisador e professor de Jornalismo da Universidade de São Paulo, Dennis de Oliveira, as aulas fornecem ao participante uma reflexão teórica e conceitual do que é o racismo estrutural, as diferenças entre racismo, preconceito e discriminação, os limites e possibilidades do combate ao racismo no plano institucional e legal.

Dividido em dois módulos, com total de nove aulas, o conteúdo ainda debate as ações dos movimentos sociais no combate ao racismo e fomenta estudos e pesquisas sobre o tema.

Além das aulas, o aluno ainda será convidado a participar de encontro virtual ao vivo com o professor para tirar dúvidas e debater o conteúdo.

O curso “Racismo estrutural: Uma perspectiva histórico-crítica” conta com emissão de certificado de conclusão e pode ser adquirido por R$ 60.

Quem é sócio Fórum ou membro do canal do Youtube da Fórum receberá um cupom de desconto de 90% por e-mail ou na aba “Comunidade” do Youtube, que deve ser preenchido no momento da compra. Quem não receber o cupom, pode solicitá-lo, entre em contato pelo e-mail socio@revistaforum.com.br. Fique sócio aqui e garanta esse e outros descontos em cursos.

Quem é Dennis de Oliveira
Professor livre-docente em Jornalismo, Informação e Sociedade pela ECA/USP. Pesquisador do IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP. Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

É coordenador do CELACC (Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação) e membro do Neinb (Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro), todos da Universidade de São Paulo.

É professor do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH/USP e do Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (Prolam). Professor convidado da FLACSO (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais) de Buenos Aires e da Universidad Minuto de Dios, de Bogotá.

Coordenador do Grupo de Trabalho “Epistemologias Decoloniais, Cultura e Territorios” do CLACSO (Consejo Latino Americano de Ciencias Sociales). Organizador do livro “A luta contra o racismo no Brasil”, da Edições Fórum. Colunista da Revista Fórum da coluna Quilombo e ativista da Rede Antirracista Quilombação.

Um espaço de compartilhamento de conhecimento

A plataforma Fórum Educação é um espaço de cursos livres online, ministrados por renomados especialistas, pesquisadores e professores progressistas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum