Imprensa livre e independente
25 de junho de 2019, 10h55

Fosse deputado ou senador, Moro estaria cassado ou preso, afirma Davi Alcolumbre

Para Alcolumbre, se for comprovada a veracidade, as mensagens trocadas entre Moro e o procurador federal Deltan Dallagnol, são “graves” e revelam “problema ético”

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), declarou na noite desta segunda-feira (24), em entrevista ao site Poder 360, que se o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, “fosse deputado ou senador, estava no Conselho de Ética, cassado ou preso”, afirmou. Para Alcolumbre, se for comprovada a veracidade, as mensagens trocadas entre Moro e o procurador federal Deltan Dallagnol, são “graves” e revelam “problema ético”. “Do ponto de vista ético, sim [ultrapassou]. Se aquilo for tudo verdade… esse que é o problema. Aquilo é verdade? Vai comprovar? Aquela conversa não era pra ter sido naquele nível entre o acusador...

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), declarou na noite desta segunda-feira (24), em entrevista ao site Poder 360, que se o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, “fosse deputado ou senador, estava no Conselho de Ética, cassado ou preso”, afirmou.

Para Alcolumbre, se for comprovada a veracidade, as mensagens trocadas entre Moro e o procurador federal Deltan Dallagnol, são “graves” e revelam “problema ético”.

“Do ponto de vista ético, sim [ultrapassou]. Se aquilo for tudo verdade… esse que é o problema. Aquilo é verdade? Vai comprovar? Aquela conversa não era pra ter sido naquele nível entre o acusador e o procurador.”

“Se isso for verdade, eu acho que vai ter um impacto grande, [mas] não em relação à Operação [por inteiro] porque ninguém contesta nada disso e não vai contestar nunca”, completou o senador.

Segundo a legislação, é papel do juiz se manter imparcial diante da acusação e da defesa. Juízes que estão de alguma forma comprometidos com uma das partes devem se considerar suspeitos e, portanto, impedidos de julgar a ação. Quando isso acontece, o caso é enviado para outro magistrado.

Veja também:  “Dallagnol vergonha do MPF”, diz faixa afixada em frente à sede da PGR

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum