De origem antiga, com uma história que remonta à ocupação muçulmana na Península Ibérica no século VIII, o alfajor tornou-se símbolo da Argentina no século XIX e segue assim ainda hoje. Mas marcas brasileiras tem mandado bem na versão mais atual deste doce.
Prova disso é a medalha de bronze conquistada recentemente pela marca gaúcha Odara, no Campeonato Mundial del Alfajor 2025, realizado em Buenos Aires.
Em sua quarta edição, o campeonato reuniu 120 marcas de 12 países, celebrando a tradição e a diversidade de receitas do doce mais emblemático da América Latina.
O alfajor medalhou na categoria de Melhor Alfajor Triplo do Mundo com o produto mais vendido da marca: recheado com dupla camada de doce de leite e coberto com chocolate meio amargo.
"Esse reconhecimento é mais do que uma medalha: é a prova de que o Brasil tem lugar de destaque na tradição do alfajor latino-americano. Para nós, cada conquista reflete o esmero da Odara em manter a qualidade artesanal e o sabor autêntico, mesmo enquanto ampliamos a produção e levamos o nosso alfajor a cada vez mais pessoas" destaca Jeison Scheid, CMO da Odara.
Para os produtores, o reconhecimento internacional tem um sabor ainda mais doce, já que em maio deste ano, a Odara atingiu produção recorde de 1 milhão de unidades mensais, um ano após sua operação ser paralisada pela enchente histórica. Atualmente, a marca está presente em mais de 10 mil pontos de venda pelo país, tendo São Paulo como seu maior mercado consumidor, seguido por Rio Grande do Sul e Santa Catarina.