MÃO NA MASSA

Receita e história para comemorar o dia mundial do macarrão

Do Oriente ao prato italiano e de diversas outras partes do mundo, o macarrão tem história milenar e é considerado uma das comidas mais democráticas

Spaghetti com Cordeiro e Ervas: sabor que conquista em cada garfada.Créditos: Adria/Divulgação
Escrito en GASTRONOMIA el

Um emaranhado de culturas. Essa é a verdade sobre a história do macarrão, que diferente do que muita gente pensa não é uma criação italiana. A evidência mais antiga de um alimento semelhante à massa remonta à China, com um macarrão de cerca de 4 mil anos, encontrado em escavações.

Outras versões indicam povos antigos como assírios e babilônios já moendo cereais e misturando-os com água. De forma mais difundida, a massa teria chegado ao Ocidente através de rotas comerciais, ou, segundo a versão mais conhecida, com Marco Polo, que a teria trazido da China no século XIII.

No entanto, os primeiros registros da palavra "macaronis" encontrados na Itália por historiadores datam de 1279. De qualquer forma, foi por lá que o macarrão se consolidou com a adoção da farinha de grano duro, especialmente. O país é o responsável por popularizar o alimento, além de criar novas formas (são cerca de 500 tipos) e inúmeros molhos.

O reconhecimento global da importância e versatilidade do macarrão culminou na criação de uma data para celebrá-lo. O Dia Mundial do Macarrão foi estabelecido em 25 de outubro de 1995, em Roma, durante o I Congresso Mundial de Pasta. O evento reuniu produtores de massas de diversos países com o objetivo de promover o consumo de macarrão e seus benefícios.

O Brasil aderiu à celebração em 1998 e atualmente é quarto maior consumidor de macarrão do mundo, atrás apenas de Itália, China e Estados Unidos. O consumo por aqui segue crescendo. Só este ano o aumento foi de 5,6% de janeiro a agosto, conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos.

Abaixo, uma sugestão de receita para celebrar a data! 

 

Spaghetti com Cordeiro e Ervas

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 1 hora


Ingredientes

Para o cordeiro

2 paletas de cordeiro pequenas (cerca de 1,3 kg cada)
sal a gosto
dentes de 2 cabeças de alho, cortados em 3 partes
1 maço de tomilho
4 colheres (sopa) de azeite
2 garrafas de vinho branco seco (1,5 l)
folhas de 4 galhos de manjericão, picadas
folhas de 4 galhos de orégano fresco
folhas de 4 galhos de hortelã, picadas
5 folhas de sálvia, picadas
400 g de tomate-cereja, cortados ao meio

Para a massa

1 embalagem de Spaghetti Grano Duro de 500 gramas
1 colher (sopa) de sal


Modo de Preparo

Retire o excesso de gordura das paletas. Coloque-as em uma assadeira, tempere com sal e espalhe o alho sobre elas. Faça uma camada de tomilho, regue com o azeite e despeje o vinho. Cubra com papel-alumínio e asse em forno médio (180 °C) por cerca de 3 horas ou até que a carne solte do osso.

Deixe esfriar, separe as paletas e reserve-as. Com uma colher, retire o excesso de gordura do caldo formado na assadeira e transfira o restante para uma panela. Leve ao fogo baixo para ferver e reduzir à metade e obter o molho. Enquanto isso, desfie a carne em lascas grandes e reserve.

Junte as ervas ao molho, acrescente os tomates apenas para aquecer e desmanchar levemente. Misture a carne, desligue o fogo e reserve com a panela tampada.

Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, misture delicadamente ao molho aquecido para que toda a massa fique envolvida. Sirva em seguida.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar