SUSTENTABILIDADE

Amazônico, sustentável e de qualidade: o café que pode colocar o Brasil na frente da economia verde

Estudo da Embrapa em Rondônia revela que a variedade remove de 2,3 vezes mais CO2 da atmosfera do que emite, abrindo caminho para créditos de carbono

Variedade produzida em Rondônia remove de 2,3 vezes mais CO2 da atmosfera do que emite.Créditos: Canva
Escrito en GASTRONOMIA el

Um estudo inédito da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizado em 2024, divulgado este ano, revela que o cultivo do Café Robusta Amazônico na região das Matas de Rondônia não apenas é sustentável, mas também possui um balanço de carbono altamente positivo. 

A pesquisa demonstrou que os cafezais familiares da região sequestram, em média, 2,3 vezes mais carbono do que emitem durante todo o ciclo produtivo, o que representa a remoção líquida de aproximadamente quatro toneladas de CO2 equivalente por hectare anualmente. 

Uma combinação de fatores parece ser a chave para chegar neste resultado, segundo os pesquisadores, como manejo manual (que entre outras coisas reduz significativamente as emissões de GEE relacionadas ao uso de combustíveis fósseis em máquinas) e uso de fertilizantes orgânicos e biológicos (como bactérias fixadoras de nitrogênio), por exemplo.

Para o pesquisador da Embrapa  Enrique Anastácio Alves, práticas sustentáveis trazem benefícios para todos os setores. “Cobertura verde, manejo adequado e sistemas arborizados ajudam a criar um microclima positivo, reduzem o estresse das plantas, conservam água, aumentam a matéria orgânica e favorecem a ciclagem de nutrientes", explica.

Impactos positivos para o Brasil 

Os resultados do estudo são considerados um marco e comprovam que o café brasileiro pode ser parte da solução climática global. Se contar que abre caminho para que os produtores busquem créditos de carbono e cumpram as exigências ambientais de mercados internacionais, como a Lei Europeia Antidesmatamento. 

O projeto e os resultados estão sendo divulgados como um exemplo de cultura regenerativa, com planos de serem apresentados em eventos internacionais, como a COP30, em Belém. 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar