Imprensa livre e independente
27 de setembro de 2018, 19h41

Gilberto Gil ganha ação por danos morais contra Alexandre Frota

Ator publicou imagens do compositor, em sua conta no Twitter, junto com comentários de que ele não poderia mais se beneficiar dos recursos da Lei Rouanet

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil O músico Gilberto Gil ganhou, na Justiça, ação por danos morais de Alexandre Frota. O ator foi condenado a pagar R$ 20 mil de indenização, por postagens ofensivas no Twitter. A juíza Rafaella Ávila de Souza Tuffy Felippe, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro justificou a decisão alegando que a postagem provocou “angústia e sofrimento para sua família”, de acordo com informações de O Dia. O problema surgiu quando Frota, em seu perfil, divulgou imagens de Gilberto Gil, junto com comentários de que o cantor e compositor não poderia mais se beneficiar livremente dos...

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O músico Gilberto Gil ganhou, na Justiça, ação por danos morais de Alexandre Frota. O ator foi condenado a pagar R$ 20 mil de indenização, por postagens ofensivas no Twitter. A juíza Rafaella Ávila de Souza Tuffy Felippe, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro justificou a decisão alegando que a postagem provocou “angústia e sofrimento para sua família”, de acordo com informações de O Dia.

O problema surgiu quando Frota, em seu perfil, divulgou imagens de Gilberto Gil, junto com comentários de que o cantor e compositor não poderia mais se beneficiar livremente dos recursos da Lei Rouanet, destinada ao financiamento para promoção da cultura.

A magistrada não aceitou a alegação de Frota, afirmando que a postagem foi uma crítica das matérias divulgadas na mídia. Rafaella Ávila Felippe ressaltou, também, que os comentários do ator “foram desprovidos de qualquer comprovação, causando danos à imagem e à honra do compositor”. Acrescentou que os comentários “extrapolaram o livre dever e direito de informação”.

Veja também:  Ao atacar Major Olímpio, Frota critica seu próprio partido: milícias e coronéis comandam o PSL

Alexandre Frota tem uma grande lista de processos por seus destemperos, principalmente em sua cinta no Twitter. Além de Gilberto Gil, o ator coleciona derrotas na Justiça para os músicos Chico Buarque e Caetano Veloso, e para Eleonora Minicucci, ex-ministra de Dilma Rousseff.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum