terça-feira, 29 set 2020
Publicidade

100 dias: Biden lidera intenções de voto em três estados chave e deve derrotar Trump nos EUA

Levantamento revelado neste domingo (26) pela CNN mostra que o candidato à presidência pelo Partido Democrata, Joe Biden, deve vencer o atual presidente, Donald Trump, em três estados chave. Flórida, Arizona e Michigan garantem a liderança do ex-vice-presidente.

A cem dias das eleições de novembro, Biden aparece com cinco pontos de vantagem na Flórida (51% contra 46%), quatro pontos no Arizona (49% contra 45%) e doze no Michigan (52% a 40%). Trump venceu nos três estados em 2016 contra Hillary Clinton.

A vantagem no Michigan é similar à apresentada em levantamento nacional feito pela CNN com base em pesquisas recentes de cinco institutos. Na “pesquisa das pesquisas”, divulgada na segunda-feira (20), Biden tem 52% enquanto o atual presidente registra 40%.

Com uma gestão negacionista diante da pandemia do novo coronavírus, o presidente estadunidense parece sentir o efeito da tragédia humanitária, que já provocou 146,7 mil mortes no país, segundo o Centro de Pesquisas do Coronavírus da Universidade John Hopkins. São 4,2 milhões de estadunidenses infectados.

A pesquisa feita pela CNN mostra que nos três estados a maioria da população desaprova a gestão de Trump diante da pandemia e a forma como o republicano lidou com a desigualdade racial nos EUA, diante da eclosão de fortes protestos antirracistas.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.