Putin compara EUA à Alemanha nazista

Escrito en GLOBAL el

O presidente russo Vladímir Pútin comparou indiretamente a política externa dos Estados Unidos à do Terceiro Reich em um discurso na quarta-feira (9), em comemoração ao 62.º aniversário da vitória soviética sobre o Nazi-fascismo, segundo o jornal americano The New York Times.

Por Vermelho

O presidente russo Vladímir Pútin comparou indiretamente a política externa dos Estados Unidos à do Terceiro Reich em um discurso na quarta-feira (9), em comemoração ao 62.º aniversário da vitória soviética sobre o Nazi-fascismo, segundo o jornal americano The New York Times.

O jornal escreve que "os comentários foram os mais recentes em uma série de críticas duras dos russos à política externa dos Estados Unidos — para o Iraque, defesa antimísseis, expansão do Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan) e, mais amplamente, o unilateralismo americano nos assuntos externos".

"Muitos russos disseram que o tom mais duro reflete a frustração com o fato dos pontos de vista da Rússia, em particular a oposição à expansão da Otan, serem ignorados no Ocidente". O jornal alega que para os EUA e seus aliados, o "novo tom é um retorno do antagonismo ao estilo da Guerra Fria, fortalecido pela riqueza trazida pelo petróleo".

O discurso proferido por Pútin diante do Mausoléu de Lênin, na Praça Vermelha de Moscou, foi dirigido aos veteranos soviéticos da Grande Guerra Patriótica. Outros jornais também afirmaram que o discurso era endereçado também à Estônia, que desmontou recentemente um mausoléu no centro de Tallin, em homenagem aos soldados que libertaram o país em 1944.

Putin chamou o Dia da Vitória de um feriado de "imensa importância moral e poder unificador" para a Rússia, enumerando em seguida as lições daquele conflito para o mundo atual.

"Nós não temos o direito de esquecer as causas de qualquer guerra, que devem ser procuradas nos erros e equívocos dos tempos de paz", disse Putin. "Além disso, em nosso tempo, estas ameaças não estão diminuindo", ele disse.

"Elas apenas se transformaram, mudando sua aparência. Nestas novas ameaças, como durante a época do Terceiro Reich, estão o mesmo desrespeito pela vida humana e as mesmas alegações de excepcionalidade e imposição autoritária no mundo."

Sergei A. Markov, diretor do Instituto de Estudos Políticos, que trabalha estreitamente com o Kremlin, disse em uma entrevista por telefone ao New York Times que Putin se referia aos Estados Unidos e à Otan. Markov disse que os comentários devem ser interpretados no contexto de uma discussão mais ampla, filosófica, sobre as lições da Segunda Guerra Mundial.

"Ele pretendia falar sobre os Estados Unidos, mas não apenas", disse Markov em uma referência à menção ao Terceiro Reich. "O discurso disse que a Segunda Guerra Mundial ensina lições que podem ser aplicadas no mundo atual."

Os Estados Unidos, argumentou Putin, estão buscando estabelecer um mundo unipolar para substituir o equilíbrio de poder bipolar da era da Guerra Fria.

Vermelho, com informações do New York Times