Em discurso no Vaticano, papa Francisco chama padre Julio de “mensageiro de Deus”

Pontífice conta de telefonema que fez ao religioso brasileiro; Francisco também falou de queimadas na América Latina e alertou sobre incêndios causados pelo homem; veja o vídeo

Papa Francisco durante missa no Vaticano (Foto Reprodução/You Tube)
Escrito en GLOBAL el

Durante a missa celebrada neste domingo (11) no Vaticano, o papa Francisco contou do telefonema que deu ao padre Julio Lancellotti no sábado (10) e chamou o religioso de “mensageiro de Deus”.

Francisco comentava sobre o Evangelho escolhido para as celebrações católicas deste domingo, em que Jesus conta uma parábola na qual um rei faz uma festa de casamento para seu filho, mas os convidados não comparecem e ele, então, manda os empregados convidarem todos os que encontrarem.

“A sala de banquete se enche de excluídos, aqueles que nunca pareceram dignos de participar de uma festa de casamento”, relatou Francisco. “Aqueles que estão à margem da sociedade são considerados por Deus dignos de seu amor.”

Foi quando Francisco contou do telefonema. “Ontem [sábado, 10] de tarde eu telefonei a um idoso sacerdote italiano, missionário da juventude no Brasil, sempre trabalhando com os excluídos. E vive sua velhice em paz. Ele passou sua vida com os pobres. Essa é a nossa mãe Igreja, esse é o mensageiro de Deus, que vai às encruzilhadas dos caminhos”, afirmou o papa.

Lancellotti é coordenador da Pastoral do Povo de Rua. No telefonema, o pontífice conversou com o religioso brasileiro, perguntou das dificuldades de sua atuação à frente da pastoral e pediu que ele não desanime em sua missão. Os dois conversaram em italiano.

Padre Julio foi alvo de ataques e ameaças recentemente e chegou a registrar boletim de ocorrência e fazer vídeos sobre as ameaças. Para ele, os ataques vieram depois que o candidato a prefeito Arthur do Val (Patriota) começou a difamá-lo nas redes, chamando-o de “cafetão da miséria”. O político foi proibido pela Justiça Eleitoral de fazer novos comentários desse teor e ainda recebeu ordem para tirar os vídeos com os ataques do ar.

Queimadas

Na homilia, que é o momento da missa católica em que o celebrante faz uma reflexão sobre as leituras, o papa também falou sobre as queimadas que estão acontecendo na América Latina.

“Penso também nas zonas centrais da América do Sul, na zona do Pantanal, no Paraguai, nas margens do rio Paraguai, na Argentina”, disse Francisco, que é argentino. “Muitos incêndios são causados por secas persistentes, mas também existem aqueles provocados pelo homem.”

Terminou essa reflexão com um pedido pelos afetados pelas queimadas: “Que o senhor sustente aqueles que estão sofrendo as consequências dessas catástrofes e nos torne atentos a preservar a criação”.

O vídeo da celebração está abaixo. O trecho em que o papa cita o padre Julio está por volta do minuto 8.

https://www.youtube.com/watch?v=W-sd_EAGaSw