New York Times publica editorial declarando apoio a Joe Biden

Em texto no qual não menciona Donald Trump sequer uma vez, o jornal novaiorquino afirmou que defende a campanha do candidato do Partido Democrata por ela estar “enraizada na firmeza, experiência, compaixão e decência”

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden (foto: YouTube)
Escrito en GLOBAL el

O diário estadunidense New York Times, um dos mais prestigiados dos Estados Unidos manteve sua tradição de não ficar em cima do muro, e declarou seu apoio à candidatura de Joe Biden à presidência dos Estados Unidos.

Em editorial publicado nesta terça-feira (6), e que não cita em nenhum momento o atual presidente Donald Trump, o jornal novaiorquino afirma que acredita na “promessa (de Biden) de restaurar a alma da América”.

Apesar do nome de Trump não ser mencionado em nenhuma parte do texto, há sim alusões críticas indiretas ao candidato à reeleição, rival de Biden neste pleito. Por exemplo, quando o jornal diz que Biden vai “restaurar a confiança do público nas instituições democráticas (…) recuperar o respeito pela ciência (…) recolocar na administração pública indivíduos competentes, qualificados e com princípios (…) retomar uma diplomacia mais ativa com respeito a temas como a pandemia, a crise climática, uma relação mais inteligente com a China”, entre outros aspectos que insinuam críticas veladas ao realizado pelo atual presidente.

A eleição presidencial nos Estados Unidos acontecerá no dia 3 de novembro, embora alguns estados já tenham habilitado o voto pelo correio, que deverá ser usado por muitos eleitores neste ano, devido à pandemia do coronavírus – o que, ademais, poderia atrasar a apuração, que talvez não seja concluída no dia da votação.