Kissinger vê mundo “em situação similar a antes da Primeira Guerra” por culpa de conflito entre EUA e China

O ex-secretário de Estado norte-americano afirma que atual corrida tecnológica é um dos sintomas da “nova Guerra Fria”, e que para Washington superar esse cenário precisa de uma “nova forma de pensar”

Henry Kissinger (foto: Foreign Policy)
Escrito en GLOBAL el

Em debate virtual realizado nesta quinta-feira (8) pelo Economic Club de Nova York, o ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger afirmou que o mundo se encaminha para uma “situação similar a antes da Guerra Fria”, devido às crescentes tensões entre Estados Unidos e China, além das reações de outras demais potências, em função dos seus interesses, mas a partir desse confronto principal.

Segundo o chefe da diplomacia estadunidense durante os mandatos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford (entre 1973 e 1977), Washington e Pequim “precisam estabelecer as regras do jogo geopolítico, que está cada vez mais tenso entre eles, e devido às reações de outros países em função tanto dos seus interesses, de acordo a esse conflito principal”.

“Caso contrário, o mundo se aproximará ainda mais de uma situação semelhante ao que havia pouco antes da Primeira Guerra Mundial”, afirmou Kissinger.

“Nossos líderes devem discutir os limites da disputa, de forma a estabelecer que ela não poderá ir além desses níveis. Em seguida, devemos encontrar uma forma de manter essa relação durante um período de tempo prolongado”, explicou o ex-diplomata, de 97 anos.

Kissinger também disse que, para superar este cenário atual, os Estados Unidos precisarão de “uma nova forma de pensar (…) que inclua uma estratégia para alcançar uma superioridade econômica unilateral que ninguém possa ameaçar”.