Terrorista templário? Homem mata dois e fere cinco no Canadá vestido com armadura medieval

Atentado aconteceu na cidade de Quebec, onde as autoridades recomendaram que as pessoas “fiquem em casa com as portas fechadas”. Imprensa local evita caracterizar o caso como “terrorismo”, como faria se autor fosse muçulmano

Local do atentado em Quebec, no Canadá (foto: ICI)
Escrito en GLOBAL el

A noite deste sábado (31) terminou em tragédia na cidade de Quebec, no sudeste do Canadá, devido a um atentado que causou a morte de ao menos duas pessoas e deixou cinco gravemente feridas – algumas delas que se mantém em risco vital, segundo a imprensa local.

Leis também: “Templário” é preso; Polícia descarta terrorismo

O ataque teria acontecido em plena rua, nas proximidades do edifício da Assembleia Legislativa da cidade. O autor do atentado foi descrito como “um indivíduo vestido com trajes medievais e portando uma arma branca”.

Alguns tuítes afirmaram que ele cometeu os crimes usando uma espada. Meios canadenses informam, no entanto, que se trataria de uma katana, uma espada de estilo japonês. Em todo caso, até as primeiras horas deste domingo (1), o autor do crime continuava foragido, razão pela qual não havia maiores detalhes sobre sua identidade e motivações.

https://twitter.com/iciquebec/status/1322762536865959936

Ainda no sábado, pouco antes da meia noite, as autoridades locais difundiram um comunicado pedindo aos moradores de Quebec que “que fiquem em casa com as portas fechadas”, enquanto a procura pelo autor do atentado se desenvolvia.

Diferente do que costuma fazer quando um ataque desse tipo é realizado por um muçulmano, a imprensa canadense evita classificar a ação como “terrorista”.

O capitão Etienne Doyon, porta-voz da polícia local, declarou que “apesar do pitoresco dos detalhes (sobre a vestimenta do assassino), os ataques são um tema sério e devem ser tratados dessa forma, e não vamos tecer maiores comentários antes de averiguar as reais motivações”.

*Matéria atualizada às 13h27 em 01/11/2020 para agregar informação