Cuba envia médicos à Guatemala para socorrer atingidos por furacões

País centro-americano sofreu com a passagem de dois furacões nas últimas semanas, o Eta e o Iota, que deixaram 6 pessoas mortas. Entre feridos e desabrigados, há mais de 15 mil famílias afetadas

Equipe de médicos cubanos que viajou à Guatemala (foto: Ministério de Saúde Pública de Cuba)
Escrito en GLOBAL el

O Ministério de Saúde Pública de Cuba anunciou a conformação de uma equipe de profissionais da saúde que viajou nesta quinta-feira (26) à Guatemala, onde irá socorrer a população atingida pelos furacões Eta e Iota.

Os dois fenômenos naturais que passaram recentemente pelo país centro-americano deixaram grande destruição e provocaram a morte de 6 pessoas. As autoridades guatemaltecas também reportam mais de 15 mil famílias afetadas no país, entre os quais há milhares de feridos e muitos desabrigados.

A equipe de médicos cubanos que foi à Guatemala também forma parte da Brigada Henry Reeve, a mesma que atuou durante a pandemia do coronavírus em mais de 40 países, chegando a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz por esse trabalho.

O líder da equipe cubana é Yunior Moreno, quem disse que “assim somos os cubanos, alguns dos quais foram convidados há poucas horas, e já estamos partindo à Guatemala nesta madrugada, com as mochilas cheias de amor, solidariedade e senso de responsabilidade”.

https://twitter.com/MINSAPCuba/status/1332033205231366144

O trabalho dos profissionais de Cuba será coordenado pelo Ministério de Saúde e Assistência Social da Guatemala, que foi quem solicitou a ajuda.

A embaixadora de Cuba na Guatemala, María del Pilar Fernández, destacou que o acordo com o governo guatemalteca foi confirmado nesta quarta-feira (25), dia em que se recordou mais um aniversário da morte do líder cubano Fidel Castro.

“Não há melhor maneira de homenagear o comandante, que está sempre conosco, do que constituir mais uma brigada para realizar esse trabalho humanitário e levar esperança aos que precisam assistência em meio à devastação”, comentou a diplomata.