Em conversa com Bolsonaro, Alberto Fernández defende fortalecimento do Mercosul

Presidentes da Argentina e do Brasil tiveram seu primeiro diálogo, por videoconferência, e conversaram sobre o futuro do mercado comum do qual Paulo Guedes propôs se distanciar

Escrito en GLOBAL el

Nesta segunda-feira (30), celebrou-se o Dia da Amizade Argentino-Brasileira, com uma videoconferência entre os presidentes dos dois países, Alberto Fernández e Jair Bolsonaro.

Pode parecer algo trivial na relação entre dois vizinhos tão próximos, mas se tratou da primeira conversa entre Bolsonaro e Fernández desde que ambos são presidentes dos seus respectivos países – Fernández tomou posse em dezembro de 2019, após vencer o ex-presidente Mauricio Macri, que concorria à reeleição apoiado por Bolsonaro, que fez algumas declarações ofensivas sobre o peronista, que tornaram impossível alguma relação.

Justamente por isso, os primeiros minutos da conversa foram de moderação por ambos os lados. Fernández afirmou que “esta data nos convida a deixar as diferenças no passado e enfrentar o futuro com as ferramentas que funcionam”, se referindo às relações comerciais entre os dois países e mais especialmente ao Mercosul, bloco econômico que tem em ambos seus dois principais integrantes.

Por sua parte, Bolsonaro declarou que considera o Mercosul como “o principal pilar da integração do Brasil” e defendeu a criação de “mecanismos mais ágeis e menos burocráticos” no organismo.

A declaração marca uma mudança de postura do bolsonarismo com relação ao bloco econômico, e também pode ser mais um indício de desgaste entre o presidente e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, quem já chegou a ameaçar a saída do Brasil do Mercosul.