Em outubro, Sanders previu que Trump se declararia reeleito antes de resultado final

"Esse é o medo que eu e muitas pessoas temos", disse o senador entrevista

Bernie Sanders em entrevista ao The Tonight Show de Jimmy Fallon (Reprodução/Twitter)Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en GLOBAL el

O senador democrata Bernie Sanders parecia saber que o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentaria vencer as eleições por vias não oficiais. Em entrevista ao programa The Tonight Show de Jimmy Fallon, em 23 de outubro, Sanders mostrou preocupação ao dizer que Trump poderia se autodeclarar vencedor do pleito antes mesmo do resultado final.

Leia também: Com Biden à frente, Trump se autodeclara vencedor e diz que vai à Suprema Corte paralisar “votação”

Na entrevista, Sanders explicou que tal cenário poderia ocorrer por conta da demora na contagem dos votos no país, em especial os que são feitos pelo correio. Ele explica que, até certo ponto, os votos podem dar vitória para Trump em alguns estados. No entanto, no decorrer da contagem, os votos que chegam correio podem inverter a liderança.

"Minha opinião é que todos os votos devem ser contados. Por razões que não tenho tempo para examinar hoje, você vai ter uma situação, eu suspeito, em estados como Pensilvânia, Michigan, Wisconsin e estados onde você vai receber grandes quantidades de votos e, ao contrário de outros estados, não será possível […] iniciar o processamento dessas cédulas até o dia das eleições ou talvez quando as urnas fecharem", inicia o senador.

"Isso significa que serão manejados talvez milhões de votos pelo correio. Essa é a minha preocupação. O que as pesquisas mostram é que, por qualquer motivo, os democratas têm mais probabilidade de usar o voto pelo correio […] Pode ser que às 10 horas do dia das eleições, Trump esteja ganhando em Michigan, Pensilvânia, Wisconsin... e ele sai na televisão e diz: 'Obrigado, americanos, por me reelegerem. Acabou tudo, tenham um bom dia'. Mas, no dia seguinte, e no próximo, todos contam essas cédulas de correio e mudem para que Biden ganhe nesses estados. Neste ponto, Trump sai e diz: 'Viu? Eu já disse que era fraudulento! E não vamos sair do escritório'. Então esse é o medo que eu e muitas pessoas temos", completou.

De forma semelhante como foi dito por Sanders em outubro, Trump de fato se autoproclamou reeleito antes mesmo da contagem final dos votos. Em pronunciamento por volta das 4h desta quarta-feira (4), o atual presidente disse que venceu as eleições nos EUA, denunciou suposta fraude – sem apresentar provas – e disse que vai recorrer à Suprema Corte para paralisar a “votação”, sem dar mais detalhes.

“Não queremos que eles encontrem cédulas às quatro da manhã e as adicionem à lista […]. Isso é uma fraude para o povo americano. Isso é uma vergonha para o nosso país. […] Por direito, vencemos esta eleição. Iremos para a Suprema Corte dos Estados Unidos. Queremos que todas as votações parem”, afirmou Trump.

No entanto, por volta das 6h (horário de Brasília) desta quarta, com 87% dos votos apurados, Joe Biden vencia as eleições com 67.576.135 votos populares – 49,88% – contra 65.706.244 – 48,5% – de Trump.

Confira trecho da entrevista de Sanders:

https://twitter.com/hannahhycho/status/1323851835199811587