Seguindo a Argentina, Bolívia está prestes a oficializar imposto sobre grandes fortunas

Projeto do presidente Luis Arce que cria taxação anual sobre patrimônios acima de 4,3 milhões de dólares foi aprovado pela Câmara e passa pelo Senado, onde governo tem maioria ainda maior

Escrito en GLOBAL el

A Câmara dos Deputados da Bolívia aprovou nesta quinta-feira (10) um projeto de lei que pretende criar um imposto anual e permanente sobre fortunas individuais acima de 4,3 milhões de dólares.

A iniciativa foi elaborada pelo presidente Luis Arce e superou seu primeiro trâmite legislativo, considerado “menos fácil”.

O MAS (Movimento Ao Socialismo, partido de Arce e do ex-presidente Evo Morales) possui maioria nas duas instâncias do parlamento, mas a do Senado é considerada mais “confortável”, e será a próxima que deverá ser superada.

Segundo o canal venezuelano TeleSur, o projeto deverá ser apreciado pela instância superior já na próxima semana, e conta com prioridade imposta pelo governo de Arce, que pretende conseguir sua aprovação ainda em 2020.

https://twitter.com/LuchoXBolivia/status/1337005122514280451

Segundo estimativas do Ministério das Finanças do país, a partir de 2021, a Bolívia poderia arrecadar mais de 15 milhões de dólares por ano só com este novo imposto.

Há 5 dias, uma lei semelhante foi aprovada na Argentina, por iniciativa do governo de Alberto Fernández, que cria uma taxação única sobre fortunas superiores a 2,5 milhões de dólares.