Segunda onda da pandemia leva Papa Francisco a antecipar a Missa do Galo

Com a medida, Vaticano se adapta às normas estabelecidas pelo governo da Itália para as festas de fim de ano, buscando evitar aglomerações

Escrito en GLOBAL el

A tradicional Missa de Galo, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, será realizada este ano em novo horário, devido à pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, causador da infecção covid-19.

A medida anunciada nesta quinta-feira (10) estabelece que a cerimônia, que será realizada na Basílica de São Pedro, começará às 19h30 (15h30 em Brasília) de 24 de dezembro, e não mais na 0h de 25 de dezembro, como manda a tradição.

Também significa que o Vaticano está se adaptando às nomas estabelecidas pelo governo da Itália sobre as festas de fim de ano.

O governo do premiê Giuseppe Conte anunciou que haverá um toque de recolher noturno (das 22h às 5h) e proibição de deslocamentos intermunicipais nos dias 25 e 26 de dezembro e também em 31 de dezembro e 1º de janeiro.

As viagens inter regionais também estão proibidas, entre 21 de dezembro e 6 de janeiro, como forma de tentar evitar aglomerações e impedir uma propagação ainda maior do coronavírus, o que pode fazer aumentar o número de mortes, já que o sistema hospitalar do país se encontra colapsado.