Boko Haram realiza novo sequestro massivo de estudantes na Nigéria

Comunicado do grupo assume ter capturado 333 jovens, mas a imprensa local fala em 668 menores de idade, entre 12 e 16 anos, e que a maioria seriam meninas

Escrito en GLOBAL el

O grupo fundamentalista islâmico Boko Haram voltou a atacar na Nigéria nesta quarta-feira (16), ao sequestrar novamente centenas de crianças da Escola Secundária de Ciências na localidade de Kankara, estado de Katsina, no norte do país.

Horas depois da ação terrorista, o grupo divulgou um comunicado onde afirma ter sequestrado 333 estudantes de Kankara. No entanto, a imprensa nigeriana fala em 668 menores de idade, entre 12 e 16 anos, reportados como desaparecidos, e que a maioria seriam meninas.

As autoridades locais temem que a diferença nos números pode significar que houve vítimas fatais no ataque, já que as testemunhas relatam troca de tiros durante o sequestro. Contundo, até o momento não há nenhum reporte com números oficiais sobre mortos no atentado.

O governo da Nigéria teme que o ataque possa significar uma nova onda de ataques do Boko Haram. Em 2014, o grupo terrorista, que pretende instalar um regime islâmico no país, sequestrou 270 meninas de uma escola da região de Borno, também no norte nigeriano – a maioria das vítimas foi liberada, mas o menos 100 delas continuam desaparecidas, e algumas fontes indicam que muitas delas teriam sido assassinadas.