Vídeo: passageira racista é expulsa de ônibus na Espanha

Episódio aconteceu nas Ilhas Canárias. Senhora tentou intimidar uma mulher negra para obrigá-la a se levantar do assento, mas provocou o repúdio dos demais passageiros

Escrito en GLOBAL el

A cena aconteceu no dia 8 de dezembro, em Lanzarote, uma das Ilhas Canárias, arquipélago pertencente à Espanha. Uma senhora de meia idade estava de pé em um ônibus e reclamou que os passageiros mais jovens deveriam ceder os assentos aos mais velhos, mas sua queixa rapidamente se concentrou em um único caso, o de outra senhora negra, que estava em um dos assentos individuais do veículo.

“A negra tem que se levantar”, disse a senhora, que tentou intimidar a moça, como se ela estivesse violando alguma lei ao estar ocupando aquele assento.

Mas a reação dos demais passageiros não foi a que ela esperava: várias pessoas criticaram sua atitude e a acusaram de agir de forma racista.

https://twitter.com/Jjsb441/status/1336313744058707968

O vídeo sobre o episódio, que viralizou nas redes sociais nos últimos dias, mostra como a senhora (cuja identidade ainda é desconhecida, assim como a da moça ofendida), tenta se defender das críticas, inclusive, usando um argumento bastante conhecido no Brasil entre pessoas flagradas em atitudes racistas: “eu até tenho muitas amigas negras”.

A discussão terminou com grande parte do ônibus fazendo coro para que a passageira racista desça do ônibus. Algumas pessoas que compartilharam o vídeo dizem que ela desceu mesmo do veículo, mas as imagens só a mostram saindo do local da discussão e indo para a parte da frente.