Las Eróticas: quadrilha de mulheres é presa na Colômbia após extorquir 247 homens com fotos íntimas

Segundo a imprensa local, elas pediam até 5 mil dólares de algumas vítimas, e arrecadaram 230 mil dólares só durante o ano de 2020

Três integrantes da quadrilha colombiana Las Eróticas (foto: Polícia de Bogotá)
Escrito en GLOBAL el

A Polícia Metropolitana de Bogotá, na Colômbia, anunciou nesta quarta-feira (23) a captura da quadrilha conhecida como Las Eróticas, especializada em extorquir homens com fotos íntimas adquiridas nas redes sociais.

A investigação do caso foi realizada pelo GAULA (Grupos de Ação Unificada pela Liberdade Pessoal) e chegou ao paradeiro de cinco mulheres, cujas identidades não foram reveladas, mas que teriam sido relacionadas com os crimes cometidos contra ao menos 247 homens, desde 2018 até hoje.

Segundo a imprensa local, as mulheres atuavam através de perfis falsos nas redes sociais, nos quais atraíam homens para conversas, especialmente no WhatsApp, nas quais estimulavam a troca de fotos íntimas. Elas enviavam fotos de outras mulheres nuas (geralmente imagens de modelos pouco conhecidas encontradas na internet) e, ao obter fotos reais das vítimas, exigiam dinheiro em troca de não expor as mesmas publicamente.

Segundo o jornal colombiano El Espectador, Las Eróticas chegavam a pedir até 5 mil dólares a algumas de suas vítimas, e somente no ano de 2020 teriam arrecadado cerca de 230 mil dólares com seu esquema de extorsão.

O investigador Fernando Murillo, diretor do GAULA, afirma que as 247 vítimas conhecidas podem ser apenas uma fração do total de pessoas chantageadas pela quadrilha. “Agora que temos novo material apreendido, poderemos saber a dimensão real desse esquema. Acreditamos que há mais vítimas que não tiveram coragem de denunciar seus casos”, comentou.