Merkel se emociona em discurso a favor de maior isolamento social na Alemanha

Chanceler chegou a pedir desculpas por recomendações que irão mudar as tradições natalinas: “Sinto muito, do fundo do meu coração, mas se o preço que pagamos são 590 mortes por dia, acho que isso é inaceitável”

Escrito en GLOBAL el

A chanceler alemã Angela Merkel fez um discurso carregado de emoção nesta quarta-feira (9), no Parlamento alemão, para justificar que seu governo tornará mais rígidas as medidas de isolamento social no país a partir da próxima semana, visando especialmente as festas de fim de ano.

“O contato entre as pessoas está sendo mais frequente do que deveria. O distanciamento que recomendamos está sendo insuficiente. Devemos fazer todo o possível para evitar um aumento ainda maior no número de casos”, explicou Merkel, após iniciar seu discurso dizendo que o país registrou, nesta terça-feira (8), seu recorde de contágios por coronavírus (24 mil novos casos) e também de mortes por covid-19 (590).

Nesse sentido, a chanceler fez um apelo à conscientização da sociedade sobre o que qualificou como “uma situação excepcional”, que obrigará o país a mudar radicalmente algumas das tradições de festas de fim de ano devido à segunda onda da pandemia.

O governo alemão anunciou, também nesta terça, uma lista de recomendações apresentada pela Academia Nacional de Ciências Leopoldina. Segundo a agência alemã Deutsche Welle, a cartilha inclui, entre outras medidas: o fim da presença obrigatória nas escolas a partir de 14 de dezembro (uma antecipação de 5 dias), prolongação do período de férias escolares natalinas (por duas semanas), fechamento do comércio com exceção do essencial a partir do Natal, e ativação do sistema de trabalho remoto para todas as atividades capazes de se adaptar.

“Terá que ser uma festa com menos contato social. Eu sei do esforço daqueles que também tem nessas festas uma fonte de renda, ou que não poderão passar esses dias com todos os seus parentes mais queridos, e eu sinto muito, do fundo do meu coração, mas se o preço que pagamos (por não seguir essas medidas) são 590 mortes por covid-19 a cada dia, eu acho isso é inaceitável”, comentou Merkel.

A chanceler concluiu dizendo que “a chave mais importante para lutarmos com sucesso contra o vírus é o comportamento responsável de cada indivíduo e a disposição para cooperar”.

https://twitter.com/dw_brasil/status/1336697948751671296