Sucessor de Soleimani no Irã acusa EUA de usar coronavírus para guerra biológica

Segundo o líder militar iraniano Hossein Salami, o país norte-americano estaria utilizando o vírus como arma de guerra biológica, e que o fato de o Irã e a China serem dois dos países mais afetados seria um dos indícios

Hossein Salami, general iraniano (foto: agência IRNA)
Escrito en GLOBAL el

O general Hossein Salami, que assumiu como comandante-chefe da Guarda Revolucionária do Irã em janeiro passado, acusou os Estados Unidos de estar por traz do surto mundial do coronavírus.

Segundo o líder militar iraniano, o país norte-americano estaria utilizando o vírus como arma de guerra biológica, e que o fato de o Irã e a China serem dois dos países mais afetados seria um dos indícios.

Em entrevista para a agência iraniana Mehr, Salami disse que “se trata de uma operação que visa atacar a economia e gerar pânico social, desestabilizando os países, mas nós no Irã vamos vencer também esta batalha, com resistência e força”.

Salami também afirmou que os Estados Unidos terminarão sendo tão vítimas do virus quanto o seu país e a China. “Ele (o coronavírus) se voltará contra aqueles que o estão utilizando agora”, comentou o general, que assumiu o máximo cargo militar do seu país após o assassinato do general Qasem Soleimani, em janeiro de 2020, por parte do exército estadunidense, sob as ordens de Donald Trump.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde do Irã, o país tem 3,5 mil casos de coronavírus, com 108 mortes até o momento, e um total de 739 pessoas que já estão completamente curadas da doença, enquanto 1092 estão em fase de recuperação.