Vaticano censura vídeo em que Papa Francisco recebe garrafa de uísque e brinca: "a verdadeira água benta"

Bebida foi presente de um seminarista escocês, sua entrega foi filmada e seria parte de um documentário, mas a Santa Sede pediu que esse trecho fosse cortado da edição final

Trecho do vídeo no qual o Papa recebe garrafa de whisky (foto: reprodução vídeo/Daily Record)
Escrito en GLOBAL el

Segundo matéria publicada nesta quinta-feira pelo diário britânico Daily Record, o Vaticano censurou um vídeo no qual o Papa Francisco fez uma brincadeira ao receber uma garrafa de uísque de presente, dizendo que era “a verdadeira água benta”.

As imagens deveriam aparecer em um documentário sobre seminaristas do Colégio Escocês de Roma. Um dos seminaristas entregou o presente ao pontífice, que segurou a garrafa e fez o espirituoso comentário, que provocou risadas em todos os presentes.

Tony Kearny, professor que acompanhou os seminaristas durante a visita, também foi o autor das imagens e estava editando o documentário, quando as autoridades da Santa Sede solicitaram a remoção dessa parte da edição final.

Apesar de aceitar o corte, Kearny lamentou o pedido da Igreja. “É uma pena, porque não creio que a cena seria negativa para o Papa. Pelo contrário, mostra seu lado humano e bem humorado, e acho que essa censura é uma forma exagerada de proteger sua imagem”.