Sem provas, ditadura boliviana ordena prisão de prefeita que foi humilhada por grupo fascista

Patricia Arce, prefeita da cidade de Vinto, foi atacada em novembro, por um grupo de ultradireita dias antes do golpe de estado, por sua condição de indígena e por ser aliada de Evo Morales, e agora é acusada de não cumprir a quarentena

Reprodução/Redes sociais
Escrito en GLOBAL el

Nesta quarta-feira (22), a ditadura boliviana ordenou a prisão da prefeita da cidade de Vinto, Patricia Arce, acusada de não cumprir uma das condições da quarentena imposta no país desde março, que é a proibição de realizar grandes reuniões.

A alegação é falsa, Arce estava realizando uma pequena celebração do aniversário de um de seus filhos, mas todas as pessoas presentes viviam na mesma casa com ela, exceto a namorada de um dos filhos.

No entanto, denúncias anônimas feitas por vizinhos foram o suficiente para que membros da FELCC (Força Especial de Combate ao Crime, órgão repressivo do novo governo) invadissem sua casa e levassem presa tanto ela quanto seus cinco filhos, e a namorada de um deles.

O ex-presidente Evo Morales reagiu ao acontecido, denunciando perseguição política contra a prefeita, cujo trabalho nas últimas semanas, segundo ele “tem se enfocado na ajuda aos mais vulneráveis para?? enfrentar a pandemia”.

“Esta é uma grave violação aos direitos humanos, que denunciamos a organismos como a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) e a ONU (Organização das Nações Unidas). A Bolívia está vivendo um Estado de exceção em plena quarentena”, afirmou Evo.

A prefeita Patricia Arce é uma das principais lideranças do MAS (Movimento Ao Socialismo, partido de Evo Morales) e foi alvo de um dos ataques que serviu de prenúncio do golpe de Estado de novembro de 2019.

No dia 7 de novembro, três dias antes do golpe, ela foi atacada por um grupo fascista apoiado pelo líder de ultra-direita Luis Fernando Camacho (principal aliado de Jair Bolsonaro no país), por sua condição de mulher indígena e aliada do governo de então. Ela teve seu cabelo cortado contra sua vontade, foi pintada com tinta vermelha e arrastrada pelas ruas da cidade.