EUA classificam pela primeira vez grupo supremacista branco como terrorista

A designação obriga o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro a bloquear qualquer propriedade ou ativos americanos pertencentes ao grupo

Escrito en GLOBAL el

O Departamento de Estado do governo americano anunciou, nesta segunda-feira (6), a classificação do Movimento Imperial, um grupo ultranacionalista baseado na Rússia, como organização terrorista. É a primeira vez que o governo aplica o rótulo a um grupo supremacista branco.

É uma preocupação crescente entre as autoridades nos EUA a ação de supremacistas brancos violentos com ligações transnacionais nos últimos cinco anos. Em 2018, a Casa Branca acrescentou essa ameaça à Estratégia Nacional do Governo para Contraterrorismo.

“Essas designações são sem precedentes”, disse o embaixador Nathan A. Sales, coordenador de contraterrorismo do Departamento de Estado. “Esta é a primeira vez que os Estados Unidos designam supremacistas brancos como terroristas, e isso ilustra o quão seriamente esse governo considera a ameaça terrorista de supremacia branca. Estamos fazendo coisas que nenhum governo anterior fez para combater essa ameaça”.

A designação obriga o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro a bloquear qualquer propriedade ou ativos americanos pertencentes ao grupo. Também impedirá os americanos de negociarem com a organização e facilitará a proibição de seus membros de viajarem para os Estados Unidos.

Com informações do Globo e do New York Times