Alemanha planeja estatizar parte da Lufthansa para salvar a empresa

Estado deve assumir 25% da companhia. Angela Merkel explicou que a empresa foi fortemente afetada pela crise do coronavírus, e que “uma decisão a este respeito é iminente”

Aviões da Lufthansa (foto: DPA)
Escrito en GLOBAL el

A chanceler Angela Merkel reconheceu que a Alemanha está preparando uma proposta para adquirir 25% das ações da companhia aérea Lufthansa, e assim salvar a empresa da quebra.

A mais conhecida companhia aérea alemã foi fortemente afetada pela crise do coronavírus. Entre abril e maio deste ano, chegou a registrar apenas 1% dos passageiros que transportou no mesmo período, no ano passado.

“O governo está mantendo conversas com a empresa e com a Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia, que é comandado pela também alemã Ursula von del Leyen). A decisão é esperada em breve”, declarou Merkel, em entrevista à imprensa do seu país.

O plano de resgate da Lufthansa, junto com um grupo que agrega várias outras companhias aéreas, deve movimentar cerca de 9 bilhões de euros. O SPD (Partido Social-Democrata alemão), disse que aprovará a proposta de Merkel, porém, exigirá que o Estado passe a ter voz nas decisões do grupo.