Vídeo: Coréia do Norte destrói escritório de ligação com a Coreia do Sul

Ação foi determinada pela líder Kim Yo-jong, irmã de Kim Jong-un, que se encontra afastado do poder por supostos problemas de saúde. Ambos os lados ameaçam com aumentar militarização da fronteira

A líder norte-coreana Kim Yo-jong (foto: KCNA)
Escrito en GLOBAL el

Na tarde desta terça-feira (16), por volta das 14h50 (hora local), a Coreia do Norte destruiu o edifício onde ficava o escritório de ligação intercoreano, localizado na região industrial norte-coreana de Kaesong, a 10 quilômetros ao norte da zona desmilitarizada entre as duas Coreias.

A ação, segundo um comunicado do governo norte-coreano, difundido pela agência estatal KCNA, teria sido a resposta do país a uma campanha que a Coreia do Sul teria promovido, com folhetos que os vizinhos consideraram como “propaganda anti-Pyongyang”.

Por sua parte, a Coreia do Sul nega tal campanha, disse lamentar a destruição de “um símbolo de reconciliação entre os países” e alegou que seu país tem recebido “ameaças quase diárias” por parte dos norte-coreanos nas últimas semanas.

Tanto a Coreia do Norte quanto a Coreia do Sul aproveitaram o fato para reforçar ameaças de reforço da militarização na região da fronteira entre os dois países.

No caso da Coreia do Sul, o Ministério da Unificação suspendeu todas as suas atividades, e o da Defesa publicou um comunicado dizendo que “haverá uma forte resposta a qualquer possível provocação militar da Coréia do Norte”.

Por parte da Coreia do Norte, a diretora do Departamento de Propaganda, Kim Yo-jong, irmã do presidente Kim Jong-un, disse que seu país “já está preparado para a próxima ação, caso a Coreia do Sul insista com sua campanha de difamação”.

“Exercendo meu poder autorizado pelo líder supremo (Jong-un), dei uma instrução ao nosso Exército para atuar em função do objetivo de apaziguar a ira da nossa população contra esses ataques (a propaganda sul-coreana)”, disse Yo-jong, também se referindo ao fato de que seu irmão entregou a ela a administração do país, enquanto está afastado, supostamente por questões de saúde.