Chile: Piñera compra patê de javali e mousse de pato em plena crise social e é comparado a Maria Antonieta

Cardápio do Palácio de La Moneda vazou na imprensa e gerou escândalo no país, que convive com uma crise social desde outubro, é o sétimo mais afetado pela pandemia e onde há regiões reclamando sofrer com a fome durante a quarentena

Foto: La Segunda
Escrito en GLOBAL el

Uma matéria da jornalista Nicolle Peña para o diário local La Segunda causou escândalo no Chile nesta quarta-feira (24), ao mostrar que o Palácio de La Moneda aprovou recentemente uma licitação para incorporar opções mais extravagantes no cardápio do presidente Sebastián Piñera.

A lista, cujo valor total foi de cerca de 124 mil, inclui itens como: 2 quilos de patê de javali, 2 quilos de mousse de pato, 2 quilos de mussarella de búfala, além de caviar de salmão e de truta.

A notícia causou escândalo no país, onde a desigualdade cresce assustadoramente, e se reflete na crise social instalada desde outubro de 2019. Atualmente, cerca de 1% da população chilena concentra 26,5% da riqueza, enquanto os 66,5% mais pobres, se somarem seus patrimônios, não reúnem mais que 2,1% dessa mesma riqueza.

A situação tem se agravado ainda mais com a pandemia do coronavírus, não só pelo aspecto da saúde – o Chile é o sétimo país mais afetado, com 254 mil casos de covid-19 e quase 8 mil óbitos, até agora –, como também no da economia, com o aumento do desemprego e algumas regiões do país onde movimentos comunitários reclamam que há fome devido à falta de renda das famílias, que possuem os recursos para se manter em quarentena.

Os bairros de La Pintana, Puente Alto e Cerro Navia, na região metropolitana da capital Santiago, além das regiões de Curicó e Iquique, no interior do país, são só algumas das que já tiveram manifestações de moradores contra a falta de recursos para poder fazer a quarentena decretada pelo governo.

Tal situação fez com que surgissem muitos comentários, memes e charges nas redes sociais comparando Piñera com Maria Antonieta, a monarca francesa a quem se atribui a frase “se eles não têm pão, que comam brioches”, em relação ao povo que reclamava da crise econômica do país anterior à Revolução Francesa – durante a qual ela foi assassinada.

A hashtag #MariaAntonieta é uma das três mais reproduzidas no Twitter por usuários do Chile, nesta quarta.